Binário das ruas São Paulo e Santa Catarina será implantado em Joinville

Publicada em 07/10/2024 às 16:59
Relacionado a: Secretaria de Infraestrutura Urbana - SEINFRA, Departamento de Trânsito de Joinville - DETRANS

Notícia publicada em 07/10/2024 em função da vedação da lei eleitoral nº 9.504/1997, Art. 73, inciso VI, alínea b.

A Prefeitura de Joinville vai concluir a implantação do binário das ruas Santa Catarina e São Paulo. Como forma de preparação, nesta quarta e quinta-feira (24 e 25/7), ocorre a sinalização da rua Santa Catarina, entre as ruas Porto Rico e o trevo do km 4. Com a sinalização em mão única, será oficializado o fluxo exclusivo para os motoristas que trafegam no sentido centro/bairro neste trecho. A Waldemiro José Borges, a partir do trevo do km 4, já está sinalizada indicando mão única para quem vai para a zona Sul.

A sinalização é possível já que a obra de pavimentação e requalificação asfáltica nesse trecho está em fase final. No local, ocorrem apenas obras complementares que não interferem na sinalização. É importante lembrar que, para os motoristas, esse é um reforço importante, mas, por enquanto, não altera a rotina, já que desde o início das obras, esse trecho funciona como mão única sentido zona Sul.

Alterações viárias

No fim de semana dos dias 17 e 18 de agosto, o Departamento de Trânsito de Joinville fará a mudança de sinalização para que sejam implantadas a mão única das ruas João Filete de Oliveira, São Paulo, Santa Catarina e Waldemiro José Borges.

Na prática, para quem está se deslocando da zona Sul para o Centro, o binário inicia no trevo da rua Waldemiro José Borges com a Boehmerwald e abrange desde a rua João Filete de Oliveira até a continuidade com a rua São Paulo. Já no sentido contrário, quem vai do Centro para a zona Sul, o binário se estende da rua Santa Catarina, passa pelo trevo do km 4 e continua pela Waldemiro José Borges.

Além disso, nessa etapa ocorre também a alteração de sentido na rua Augusto Schmidt, que fará a ligação para os motoristas que estiverem na São Paulo e quiserem acessar a rua Santa Catarina.

Na intersecção das ruas Roberto Lehn e Santa Catarina será implantado um semáforo. Outro equipamento também será instalado no trevo do km 4 para facilitar a trafegabilidade de motoristas que estão saindo do Profipo em direção a outros bairros.

No fim de semana seguinte (24 e 25/8), ocorre a segunda etapa, que contempla alterações em ruas que ficam no centro do binário.

Serão feitas alterações na rua Augusto Ernesto Boettcher. Quem vier pela Santa Catarina e acessar essa rua, deverá virar à direita na Walter Eichholz e depois à esquerda na Simão Kruger para chegar na São Paulo. Inclusive, a Simão Kruger será mão única sentido rua São Paulo.

No trevo do km 4, os motoristas poderão acessar a rua Julião Favre, virar à esquerda na Carlos Dobner e acessar a Dona Cezarina para seguir em direção à rua São Paulo, por exemplo.

Neste mesmo pacote de alterações viárias, a rua Ary Barroso passará a ser sentido único no sentido Sul/Centro. Ela também receberá um corredor de ônibus que vai funcionar no contrafluxo para o transporte coletivo acessar a rua Santa Catarina.

A principal recomendação aos motoristas é ficar atento à nova sinalização nas ruas que fazem cruzamento com as vias principais para evitar acessar ou trafegar na contramão. Nos primeiros dias de implantação do binário, haverá a presença de agentes de trânsito para orientar os motoristas em horário de pico, nos principais cruzamentos.

Alterações próximas ao Terminal Sul

O Terminal Urbano Sul (Floresta) fica localizado na lateral da rua Santa Catarina, próximo a rua Ary Barroso. Para garantir que os ônibus possam acessar e sair do terminal, será implantado um semáforo na intersecção da Ary Barroso com a Santa Catarina. Esse semáforo será acionado sempre que um ônibus precisar sair do terminal, cruzar a Santa Catarina e acessar a rua Augusto Ernesto Boettcher. Esse trajeto será feito por todas as linhas que circulam seguindo para a rua São Paulo e região central.

Já as linhas que estão na São Paulo e vão acessar o terminal, vão utilizar a rua Augusto Schmidt para chegar até a rua Santa Catarina.

Vale lembrar que desde o início das obras, foi implantada a linha Circular São Paulo para atender os usuários do transporte coletivo que ficam no meio do binário. Essa linha será mantida e continuará operando normalmente.

Compartilhe

Skip to content