Assistência Social de Joinville promove atividades de autocuidado para mães com filhos autistas

Publicada em 08/05/2024 às 09:20
Relacionado a: Secretaria de Assistência Social - SAS, Unidade de Cidadania e Direitos Humanos - SAS.CDH

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS), realizou, na terça-feira (7/5), uma atividade de autocuidado para mães de filhos autistas, na sede da Associação dos Amigos do Autista (AMA).

Enquanto os filhos eram atendidos pelos profissionais, as mães puderam cortar e arrumar o cabelo, fizeram as unhas e a sobrancelha, em parceria com o Instituto Mix, que oferece cursos na área da beleza. Depois, puderam tirar fotos em um cenário montado para elas. A iniciativa foi da coordenação de Assessoria à Acessibilidade da Pessoa com Deficiência, da gerência de Cidadania e Direitos Humanos da SAS.

“O objetivo foi oferecer um momento só para elas, de descanso, que é algo raro. Para que essas mães pudessem parar, se olhar e se cuidar. A mãe atípica também precisa de suporte. Normalmente são chamadas de heroínas, mas estão cansadas”, explica a coordenadora Patrícia Medeiros.

A atividade começou com uma roda de conversa com o psicólogo Jadir Fagundes Machado, do Centro de Referência Social (CRAS) do Comasa. “As mães puderam compartilhar suas histórias e rotinas e também falaram do preconceito que muitas vezes sofrem. É importante conversar com outras mães que passam pelas mesmas dificuldades”, avalia Patrícia.

Na sequência, foi o momento de ir ao salão de beleza montado ali mesmo na sede da AMA.

Dona Ivanilde, 57 anos, foi uma das mães atípicas que participou. Ela é mãe de Roger, de 17 anos, com nível de autismo suporte 2. Ivanilde aproveitou para fazer as unhas, algo que não fazia há muito tempo.

“Foi em 2011 a última vez que fiz a unha, foi para o casamento da minha sobrinha e eu era madrinha. Depois disso, nunca mais. Achei maravilhosa essa iniciativa, quero fazer tudo que tenho direito. Como sou só eu e meu filho, eu me dedico 24 horas por dia para ele”, conta Ivanilde Neves.

Ivonete também participou das atividades. Ela é deficiente auditiva e tem dois filhos gêmeos de 11 anos com nível de autismo suporte 2. Ivonete trabalhava na área de produção de uma empresa, mas precisou parar de trabalhar para cuidar dos filhos.

“É muita responsabilidade cuidar deles. Estão honrando as mães de autistas fazendo essa ação. É muito especial ganhar esses cuidados, normalmente a gente tem dificuldade financeira, são muitos gastos. Eu me senti especial, muito feliz. Mãe é servir, ser forte, nunca desistir, persistir e lutar pelos direitos dos meus filhos”, interpreta Ivonete Rosa Barros.