A magia do Natal de Joinville está surgindo na cidade e promete encantar o público com uma programação repleta de atrações. Enquanto a decoração ganha forma nas principais praças do Centro de Joinville, cerca de 200 artistas se preparam para o grande espetáculo de abertura que, neste ano, será realizado em duas datas, nos dias 15 e 16 de novembro, a partir das 19h30, em frente à Prefeitura.
Já consagrado pelo público, o espetáculo de abertura atrai um número cada vez maior de pessoas para assistir a um show com muita música, dança e personagens que conquistaram o coração dos joinvilenses, como os duendes Chineque e Chimia, o Jacaré e a Oma Fritz, o Homem Biscoito, o Boneco de Neve e, como não pode faltar, o amado Papai Noel.
Mais uma vez, o diretor artístico André Gress, que atua em produções da Broadway, assina a apresentação. O espetáculo terá a participação do Instituto Arte Maior e da MOA Companhia de Dança, além de uma participação especial da Escola do Teatro Bolshoi.
“Trabalhamos de maneira integrada desde o planejamento, até a definição de detalhes do espetáculo para que ele contemple o tema do Natal deste ano que é “Aqui, a magia ganha vida”. Nosso principal objetivo é entregar para o público um belíssimo espetáculo, que ficará na memória dos espectadores”, afirma a presidente do Instituto Natal Joinville, Camila Duarte.
“Faltando poucos dias para o espetáculo de abertura, é hora de organizar a agenda para participar em pelo menos uma das datas. Este ano, uma das novidades que a gente oferece são duas noites de apresentação. Acreditamos que assim vamos conseguir oferecer mais conforto para o público que tradicionalmente prestigia esse grandioso evento e também para aqueles que vão vir pela primeira vez”, completa o secretário de Cultura e Turismo de Joinville, Guilherme Gassenferth.
140 vozes compõem coral que vai embalar espetáculo
Para dar voz às canções que irão embalar o espetáculo, 140 coralistas do Instituto Arte Maior se revezam em ensaios diários, inclusive aos finais de semana. O grupo vai reunir os corais infanto juvenil e juvenil, com a participação de integrantes com idade entre 9 e 22 anos.
O espetáculo de abertura do Natal de Joinville terá novidades no repertório musical. Além das clássicas canções natalinas, o público vai acompanhar diversos sucessos que fizeram parte do cenário infantil das últimas décadas, como Balão Mágico, Xuxa, Eliana, Toquinho e outros artistas que marcaram gerações.
“O repertório será bem variado e estamos nos preparando para um grande espetáculo. É o nosso terceiro ano participando do evento e sempre é um novo desafio. Estamos emocionados e felizes por fazer parte de um evento tão importante para a nossa cidade”, destaca a musicista e educadora Kátia Siqueira, do Instituto Arte Maior.
Flores e dança também presentes na magia do Natal
O desafio de surpreender o público a cada edição também faz parte dos preparativos da MOA Companhia de Dança, que leva para o espetáculo de abertura do Natal mais de 30 artistas que dançam e atuam.
De acordo com a coreógrafa Patrícia Dalchau, o grupo trabalha em ritmo intenso para presentear a comunidade com beleza e emoção. Para aguçar a curiosidade do público, ela antecipa que alguns símbolos de Joinville, como as flores e as bicicletas, serão destaque no enredo do espetáculo e estarão presentes nos cenários, figurinos e adereços usados por dançarinos e personagens.
“Além das aulas regulares, os bailarinos estão ensaiando de duas a três horas por dia, e na semana que vem teremos os ensaios gerais. Neste ano, o espetáculo traz a essência de Joinville para as cenas e para coreografias que vão surpreender o público”, conta Patrícia.
Uma das novidades deste ano é que, pela primeira vez, os bailarinos da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil participam do espetáculo de abertura do Natal de Joinville.
Nas duas apresentações, o público terá a oportunidade de apreciar trechos do balé O Quebra-Nozes, um dos maiores clássicos do balé de repertório e símbolo do Natal, interpretado por 22 bailarinos, entre alunos da Escola Bolshoi e profissionais da Companhia Jovem Bolshoi Brasil.
“O Bolshoi Brasil é um dos grandes símbolos culturais de Joinville e participar da abertura do Natal é uma honra. É um momento especial para celebrar a arte, a cidade e o espírito natalino junto à comunidade”, destaca Valdir Steglich, presidente da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil.
Conexões formam o grande espetáculo do Natal de Joinville
Após os ensaios individuais, na próxima semana, os três grupos se reúnem para os ensaios gerais e se conectam para dar vida ao grande espetáculo de abertura do Natal de Joinville.
Ao mesmo tempo, a equipe de produção se dedica às questões técnicas, como estrutura, montagens, logística, produção de cenários, bonecos, som e luz, estrutura do local, camarins e segurança.
“O processo criativo envolve várias etapas e tudo é planejado milimetricamente para que as coisas se conectem perfeitamente no final”, explica a assistente de direção do espetáculo, Heloiza Castro.
As duas noites de espetáculo de abertura do Natal de Joinville são gratuitas, assim como toda a programação que segue até 4 de janeiro de 2025. Todas as atrações estão disponíveis no site do Instituto Natal Joinville.
Promovido pela Prefeitura de Joinville e realizado pelo Instituto Natal Joinville, o evento conta também com o apoio de entidades e empresas privadas, que acreditam no poder transformador da cultura, do turismo e da tradição.

