Alunos da Rede Municipal de Joinville recebem prêmio em concurso sobre combate ao trabalho infantil

Publicada em 06/07/2023 às 10:37
Relacionado a: Secretaria de Assistência Social - SAS

Foram anunciados nesta semana os alunos vencedores do Prêmio MPT na Escola 2023, que aborda a prevenção e a erradicação da exploração ao trabalho de crianças e adolescentes.

O objetivo do Prêmio MPT na Escola é levar a temática do trabalho infantil à sociedade, por intermédio da comunidade escolar, transformando profissionais da educação e os próprios estudantes em multiplicadores do conhecimento sobre o tema.

A premiação ocorreu durante o IV Seminário PETI – Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. O evento é realizado pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Subseção Joinville, Universidade da Região de Joinville – Univille, Justiça do Trabalho – Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 12ª Região (SC) e Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS).

Neste ano, o Prêmio MPT na Escola teve a participação dos alunos dos quartos anos do Ensino Fundamental I, de 82 escolas da Rede Municipal de Joinville. A proposta era desenvolver trabalhos nas categorias de música, poesia e desenho. Os primeiros colocados em cada categoria seguem para a etapa estadual da premiação, cujo resultado será anunciado até o início do mês de setembro.

Em uma primeira etapa do trabalho, a Comissão Municipal do PETI, em parceria com a Secretaria de Educação de Joinville e demais órgãos, capacitaram os profissionais escolares sobre estratégias de identificação, notificação e encaminhamentos dos casos de trabalho infantil. Além disso, foram disponibilizadas 14,2 mil cartilhas didáticas e para colorir do PETI e mais de 207 kits do MPT, contendo 6,3 mil gibis para os estudantes

Também foram realizadas capacitações com os assistentes sociais e psicólogos da Secretaria de Educação; educadores da Secretaria de Assistência Social; conselheiros tutelares do município e região; e acadêmicos do curso de Direito da Univille, que auxiliaram na produção dos trabalhos produzidos para o Prêmio MPT na Escola.

Conscientização

De acordo com a secretária de Assistência Social de Joinville, Fabiana Cardozo, debater o tema entre as instituições envolvidas é importante para que toda a rede tenha entendimento sobre o que é realmente o trabalho infantil e o impacto na vida de crianças, adolescentes e da sociedade como todo.

“De modo geral, não consegue-se perceber que o trabalho infantil vai impactar negativamente em todo o processo de desenvolvimento futuro. Quando se nega acesso a formação, qualificação, está se limitando o mercado de trabalho e a renda da criança e do adolescente na vida adulta”, diz a secretária.

Em Joinville, denúncias de casos de trabalho infantil podem ser feitas no Disque 100, ou no Conselho Tutelar. Mais informações podem ser obtidas nos nos Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS) e, também, nas Unidades Escolares da Rede Municipal.

Conheça os ganhadores do Prêmio MPT na Escola 2023

– Categoria Música

1º Lugar: Ana Luiza Linsmeyer Vicente e Ana Júlia Furtado Juir – Escola Municipal Ana Maria Harger: “Trabalho Infantil Não Pode”
2º Lugar: Bernardo Bittencourt de Souza, Gustavo de Oliveira Ramos, Heloíse de Souza, Miguel Linzmeyer Martins e Sarah Heleno Uliano – Escola Municipal Presidente Castello Branco – Extensão: “Como é Bom Brincar”