Aluno de escola da Zona Sul vence concurso de soletração em inglês da Rede Municipal de Ensino de Joinville

Publicada em 16/11/2023 às 11:37
Relacionado a: Secretaria de Educação - SED, Escola Municipal Professor João Bernardino da Silveira Junior - SED.UEF.EMJBSJR

A segunda edição do Spelling Bee Contest, o concurso de soletração em inglês da Rede Municipal de Joinville para alunos de 5º ano, chegou ao fim após quatro meses de competição envolvendo 50 Escolas Municipais. O grande vitorioso foi o aluno Lucas Particheli, da Escola Municipal João Bernardino da Silveira Júnior.

A final do concurso foi disputada por quatro alunos das escolas Adolpho Bartsch, Anna Maria Harger, João Bernardino da Silveira Júnior e Wittich Freitag. Eles se revezaram na soletração de mais de 80 palavras até chegar ao momento em que apenas dois restaram na competição.

O resultado foi definido por causa de um sótão e uma casa, ou melhor, pelas palavras correspondentes em inglês. A aluna Maielly Welter Kraisch começou a rodada e não conseguiu acertar a soletração de “attic”, enquanto Lucas Particheli acertou a palavra “house” e garantiu a vitória.

“Eu me preparei estudando todas as palavras com a minha mãe de noite em casa e cheguei aqui acreditando que conseguiria ganhar. Fiquei muito feliz por ter vencido”, detalha o vencedor do Spelling Bee Contest.

Caminhada coroada com vitória

A vitória de Lucas foi acompanhada de muita festa pelos colegas da escola, pela mãe Luciana Cabral Particheli e a professora Rosane Okonski, que torceram pelo aluno durante a final realizada no auditório do Senac.

“Nós fizemos essa caminhada juntos, mas o mérito é todo do Lucas, esse menino que é um presente para mim. E esse prêmio também me deixa muito contente porque estou me aposentando e é meu último ano no Spelling Bee”, conta a professora de inglês.

O concurso de inglês premiou os dois primeiros colocados com uma bolsa integral de um ano de curso de inglês na Rockfeller Language Center, um par de ingressos para o Beto Carrero World e outros brindes.

Os outros finalistas também receberam um ingresso para o parque temático, além de brindes. Já os professores foram premiados com livros, vale cinema, vale livraria e brindes.

Como foram as etapas do concurso

O Spelling Bee Contest começou em agosto com a primeira etapa realizada em sala durante as aulas de Inglês com alunos do 5º ano das escolas que se inscreveram para participar do concurso. Nesta seletiva foram definidos os classificados para a segunda etapa.

Em setembro, as escolas organizaram a seletiva com os vencedores da primeira etapa, classificando apenas um candidato para a semifinal, que ocorreu em outubro na Escola Municipal de Jovens e Adultos. Nesta etapa, os 50 semifinalistas foram divididos em quatro grupos, com cada vencedor garantindo vaga para a grande final.

Todos os participantes receberam uma lista com 80 palavras que seriam usadas durante o concurso para estudarem a soletração. Além disso, a organização definiu outras palavras extras que seriam usadas para momentos de desempate, como ocorreu na decisão do Spelling Bee nesta terça-feira. Na final, o júri foi formado por três professores da Rede Municipal de Ensino.