Aluna da Casa da Cultura é destaque em programa nacional

Publicada em 18/05/2022 às 15:48
Relacionado a: Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT

Joinville conta com visibilidade nacional no “Shadow Brasil – Jovens Talentos” comandado pelo apresentador Raul Gil. A notícia vem por meio do talento da aluna de Musicalização da Escola de Música Villa-Lobos da Casa da Cultura, Renata dos Santos, de 10 anos.

Inicialmente, a participação se manteve em segredo, pois Renata entrou como um personagem misterioso sendo revelada durante o programa do dia 7 de maio. Na sequência, a menina participou de mais uma edição e agora encara o próximo desafio neste sábado (21/5), às 14h15, cantando e tocando trompete.

A mãe foi a responsável em inscrevê-la na competição ao observar o talento musical da pequena, que vem chamando a atenção ao longo dos anos. Desde pequena, Renatinha, como é chamada pelos amigos, já era familiarizada com o universo musical ao acompanhar a irmã que fazia aula de flauta doce, também na Casa da Cultura.

“Ela ia nas audições abertas e queria participar. Pedia para tocar com os músicos. Chegava em casa e treinava com uma colher imitando a mana. Dizia que era cantora para a professora Marilene Sprogis, a precursora em perceber o talento dela e que a convidou para participar do Coral Infantil”, conta a mãe Priscila dos Santos.

Aos seis anos, Renata entrou no curso de Musicalização. Além da vivência proporcionada pelo ambiente da Casa da Cultura, a afinidade com um professor levou a escolher o trompete como instrumento musical.

“Ela teve uma sincronia incrível com o professor Ronny Bueno e não largou mais. É importante falar isso pela importância que um professor pode fazer na vida e formação do aluno. Ela poderia ter este talento, mas se não tivesse a vivência desse contexto musical aqui, da arte em si, talvez não se desenvolvesse. Aqui se trabalham vários eixos como consciência corporal, desenvoltura, várias linguagens da arte, técnica, valores, o respeito”, destaca a mãe.

Desafio programa nacional

Renatinha foi preparada para o desafio da TV pelos professores Ronny Bueno (trompete), Jacson Araújo (arranjador) e Felipe Barsch (canto popular). No período da seleção, foi escolhida para participar pela desenvoltura com a música “Negro Gato”, mas outro participante já tido escolhido a mesma canção.

Em uma semana se preparou com a música “Vem quente que estou fervendo” (Carlos Imperial e Eduardo Araújo), em versão Jazz, conquistando, em cinco segundos, a aceitação dos três jurados e se revelando para o público. Para o próximo desafio a escolha é o samba “Saudosa Maloca”.

Além de ganhar a atenção do apresentador, que já a convidou para participar de outro programa infantil, os demais jurados enalteceram a veia artística da pequena Renata.

Renata dos Santos é natural de Joinville e estudante do 5º ano do Ensino Fundamental. Filha de Priscila Francine dos Santos e Palmir Renato dos Santos e irmã de Ana Laura. A menina gosta de ouvir Jazz e Blues, brincar de boneca, adora bichos e quer ser médica.

Atualmente, além de frequentar uma vez por semana a aula de Musicalização na Casa da Cultura de Joinville, com duração de duas horas e meia, também é aluna do Musicarium Academia Filarmônica Brasileira, com aulas três vezes por semana se dedicando à linguagem musical, instrumento e coral.

Audição aberta Casa da Cultura

E quem quiser conhecer o talento da Renatinha, pode prestigiar a audição aberta na Casa da Cultura nesta quarta-feira (18/5). Ela participará do “Projeto 19 horas” realizado todas as quartas-feiras às 19 horas. A edição desta semana traz “Duetos Brasileiros” com apresentação da classe de Trompete, a entrada é livre.