Águas de Joinville oferece mais de 300 vagas em cursos gratuitos de qualificação profissional

Publicada em 25/03/2024 às 17:05
Relacionado a: Companhia Águas de Joinville - CAJ

Estão abertas as inscrições para as turmas de 2024 dos cursos de Instalações Hidráulicas e de Pavimentação e Calcetaria oferecidos gratuitamente pela Águas de Joinville, em parceria com o Senai Joinville. As inscrições podem ser feitas pelo site da Companhia. Qualquer pessoa a partir de 18 anos pode se inscrever.

“Além de não ter nenhum custo com as aulas, os participantes recebem material didático, alimentação no horário do curso e deslocamento do Senai para os locais das aulas práticas. Os alunos inscritos no CadÚnico também recebem vale-transporte fornecido pela Prefeitura de Joinville, através de uma parceria que temos com o Centro Público de Atendimento aos Trabalhadores (Cepat)”, destaca Adriana Loth, coordenadora de Desenvolvimento Humano e Organizacional da Companhia.

Para esse ano, a Águas de Joinville oferece um total de 336 vagas, distribuídas em 16 turmas: sete de Instalações Hidráulicas, com 147 vagas, e nove turmas de Pavimentação e Calcetaria, com 189 vagas. Não há prazo final para a inscrição, uma vez que as aulas iniciam assim que fechar uma turma, normalmente composta por 20 alunos.

>> Leia também: Curso gratuito de pedreiro de alvenaria está com as inscrições abertas

Fazer o curso abriu as portas do mercado de trabalho para Julaia Mazzega, que se formou em uma das primeiras turmas de Instalações Hidráulicas, em 2022. Já durante as aulas ela foi contratada em uma empresa de engenharia. Hoje trabalha em outra empresa como motorista de caminhão em obras da rede de água. “Não sabia que eu ia aprender tanto. Por isso eu digo a todas as mulheres, façam o curso, vale muito a pena. É um aprendizado enorme”, conta Julaia.

Sérgio da Costa, professor dos cursos de qualificação, sempre encontra ex-alunos que conquistaram vagas na área em empresas terceirizadas. “Para quem está procurando uma nova oportunidade é muito bom. Porque a gente ensina do zero e além dos assuntos em sala de aula, ensina a parte prática nas obras”, destaca.

Qualificações integram o Programa Rede de Oportunidades

Os cursos de Pavimentação e Calcetaria e Instalações Hidráulicas fazem parte do Programa Rede de Oportunidades. Além de promover geração de renda, o objetivo é oferecer educação inclusiva, com 30% das vagas prioritárias para mulheres.

Desde que o programa foi lançado, em junho de 2022, as capacitações já formaram 266 alunos. A carga horária é de 40 horas, com turnos diurno (8h às 12h e das 13h30 às 17h30) e noturno (18h30 às 22h30).

A parte teórica é realizada nas dependências do Senai Norte I (rua Arno Waldemar Döhler, 957 – Zona Industrial Norte), e a prática acontece nos canteiros de obras da Companhia Águas de Joinville. Para alunos do período noturno, essas atividades em obras ocorrem aos sábados (8h às 12h e das 13h30 às 17h30). Ao final do curso, os alunos recebem certificado de conclusão.

Mais informações sobre os cursos também podem ser obtidas pelo telefone do Senai (47) 3441-7734 (WhatsApp).