Em mais uma iniciativa da Prefeitura de Joinville que une tecnologia e qualidade do serviço público, os agentes de trânsito do Departamento de Trânsito de Joinville (Detrans) passam a utilizar câmeras corporais durante as ações de fiscalização a partir desta segunda-feira (3/11). O objetivo é garantir mais segurança aos cidadãos e profissionais.
Antes da implantação dos equipamentos, os 64 agentes de trânsito do Detrans foram treinados e receberam orientações sobre a operacionalização das câmeras corporais, também chamadas de bodycam, e a forma de utilizá-las durante as ações.
No momento da abordagem, o agente informa ao cidadão que a ação será gravada e aciona o dispositivo. Os registros audiovisuais ficam gravados na câmera e, ao final de cada turno, são transferidos para um dispositivo de armazenamento externo onde permanecem arquivados por três anos.
De acordo com o diretor-presidente do Detrans, Paulo Rogério Rigo, a exemplo do que ocorre em todos os setores, o uso da tecnologia também é importante nas ações de segurança pública.
“As câmeras corporais são uma ferramenta a mais, que vêm para reforçar a credibilidade e responsabilidade das ações dos agentes de trânsito. As imagens ficam armazenadas e, caso haja necessidade, podem ser usadas. Com isso, garantimos mais segurança para o agente da lei e também para o cidadão”, destaca Rigo.