Agenda cultural de Joinville tem Feira do Livro, shows e exposições

Publicada em 01/06/2023 às 10:44
Relacionado a: Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT

A programação da Feira do Livro de Joinville inicia nesta quinta-feira (1º/6) no Centreventos Cau Hansen, com a promessa de mais de 100 horas de atrações culturais, entre palestras, bate-papos, sessões de autógrafos, contações de história, apresentações musicais e teatrais. A entrada e participação em todas as atrações é gratuita.

Entre os convidados especiais do evento estão os escritores Ana Maria Machado, Itamar Vieira Júnior, Lázaro Ramos e Ailton Krenak. A Feira também conta com uma presença internacional: Maria Inês Almeida, escritora portuguesa de livros infantojuvenis, que participa por meio de uma parceria com a Embaixada de Portugal no Brasil e o Instituto Camões da Cooperação e da Língua. Ela estará presente nesta sexta-feira e no sábado (2 e 3/6), assim como o escritor, ator e cineasta Lázaro Ramos.

A Companhia Águas de Joinville também marca presença no evento. Quem passar pelo local terá oportunidade de aprender sobre preservação ambiental e saneamento básico de uma forma lúdica e divertida. O “Circuito da Água”, um túnel em formato de tubulações de água e esgoto, levará os visitantes para conhecer o caminho que a água faz em um sistema de saneamento básico, desde a captação até ser tratada e devolvida ao meio ambiente.

A atração estará localizada próxima ao palco. Durante o evento, a Companhia também distribuirá brindes ecológicos e mudas de árvores nativas. Além disso, o mascote Fritz estará presente para divertir as crianças. Esta é a 19ª edição do evento, que é organizado pelo Inspirar – Instituto da Cultura e Educação e conta com o apoio institucional da Prefeitura de Joinville.

Além da Feira do Livro, a agenda cultural da cidade nos próximos dias conta com eventos gratuitos de música, artes visuais, teatro e literatura. Entre eles está uma apresentação especial no Domingos Musicais, evento que ocorre sempre no primeiro domingo do mês no Cemitério do Imigrante.

Os cantores líricos Douglas Hahn, Masami Ganev, Ester Martins e Luan Cavalleri apresentarão um repertório dedicado a compositores eruditos brasileiros acompanhados pelo pianista Matheus Alborghetti. Também será realizada a abertura de uma exposição com obras de joinvilenses como Juarez Machado, Mário Timm, Antonio Mir e Costa Pereira, sob curadoria de Ricardo Kolb, na Casa da Memória.

Confira a programação cultural de Joinville até 6 de junho:

– 19ª Feira do Livro de Joinville
Quinta-feira, 1º/6, até domingo, 11/6
Segunda a sábado, das 9h às 21h; e domingos, das 10 às 20h
Expocentro Edmundo Doubrawa (anexo ao Centreventos Cau Hansen, na avenida José Vieira, 315 – América)

– Apresentação de Acordeon e Choro, com a Escola de Música Villa-Lobos
Quinta-feira, 1º/6, às 20 horas
Auditório da Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior (Rua Dona Francisca, 800 – Saguaçu)

– Ensaio Aberto: Chora Joinville, com a Orquestra de Espetáculos Joinville
Sexta-feira, 2/6, às 19 horas
Escola de Educação Básica Prof. João Martins Veras (R. Henrique Dias, 150 – Anita Garibaldi)

– 33 Talks: Relações Institucionais