Ação educativa da Escola de Trânsito orienta ciclistas durante o Maio Amarelo

Publicada em 10/05/2022 às 12:20
Relacionado a: Unidade de Trânsito - DETRANS.UNT, Unidade da Escola Pública de Trânsito - DETRANS.UET, Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública - SEPROT

A Escola Pública de Trânsito de Joinville (Eptran), em parceria com os agentes de trânsito e o Movimento Pedala Joinville, realizou mais uma ação educativa no Parque da Cidade nesta segunda-feira (9) para orientar ciclistas e distribuir sinalizadores para bicicletas.

Foram distribuídos gratuitamente mais de 50 sinalizadores para quem passava pelo local de bicicleta. A ação faz parte do Maio Amarelo, movimento internacional de conscientização sobre o alto índice de mortes e feridos no trânsito.

Na blitz, os ciclistas são parados e recebem os kits sinalizadores e etiquetas retrorrefletivas para dar mais segurança e visibilidade, principalmente no período noturno. Também foram entregues folders educativos sobre equipamentos obrigatórios de segurança, além de bolsas e bonés. Os participantes também ganharam um laço amarelo, símbolo da campanha.

Antonio Carlos foi um dos ciclistas parados pela blitz. Os agentes instalaram o sinalizador na bicicleta enquanto deram orientações. “É importante que utilize o sinalizador sempre, mantenha aceso mesmo durante o dia. O senhor está conosco nessa missão para reduzir os acidentes. É importante também manter distância do veículo”, explicou ao ciclista, a gerente da Eptran, Melissa Puertas Sampaio.

“Eu tenho carro, mas uso a bicicleta todos os dias para trabalhar entregando doces e salgados. Achei essa iniciativa muito importante, dá muito mais segurança. Eu sou um incentivador da bicicleta principalmente por causa do meio ambiente”, disse o ciclista Antônio Carlos Ribeiro.

“O sinalizador serve como um alerta para outros ciclistas e para condutores. Com a sinalização, em especial no período noturno, a probabilidade de acidentes reduz bastante. Nós conversamos sobre a importância da utilização dos dispositivos de segurança, sobre utilizar a ciclovia quando existir, nunca andar na contramão da via e também falamos dos riscos que o ciclista corre como o segundo mais vulnerável no trânsito, atrás apenas do pedestre”, ressalta Melissa.

A próxima blitz educativa para os ciclistas com distribuição de sinalizadores vai ser realizada no dia e 23/5, no bairro Vila Nova.

A equipe da Eptran participa também das edições do programa Movimenta Joinville Bike, da Secretaria de Esportes (Sesporte), que ocorre às quartas-feiras.

A Escola Pública de Trânsito realiza ações nas escolas da Rede Municipal de Ensino, com o programa Criança Atenta, entre os dias 16 a 31/5. Os estudantes recebem material educativo e orientações sobre o trânsito para multiplicarem aos familiares.

As escolas vão receber o programa “Eptran na Escola”. No dia 19/5, na Escola Baltasar Buschle, e no dia 26/5, na Escola Prefeito Nilson Wilson Bender. Das 7h às 18h, serão realizadas oficinas de pintura, música, dança e jogos voltados à educação de trânsito, com participação especial da Guarda Municipal, agentes de trânsito e Corpo de Bombeiros.

A Eptran é responsável pela realização de campanhas, palestras, ações e projetos educativos ligados a segurança e mobilidade no trânsito. O objetivo é levar conhecimento para mudar valores, comportamentos e atitudes.