Abrigos emergenciais já acolheram mais de 140 pessoas atingidas pelas chuvas em Joinville

Publicada em 29/11/2022 às 14:52
Relacionado a: Secretaria de Assistência Social - SAS

Desde o último domingo (27/11), quando foram ativados pela Prefeitura de Joinville, os Abrigos Emergenciais já acolheram 145 pessoas atingidas pela forte chuva que caiu na região.

Na Escola Municipal Dr. Ruben Roberto Schmidlin, no Morro do Meio, 27 pessoas foram acolhidas no domingo e outras 108 chegaram na segunda-feira (28/11). A estrutura montada na Escola Municipal Professor Avelino Marcante, no Bom Retiro, não foi utilizada até o momento.

Na segunda-feira (28/11), quando foi decretada Situação de Emergência no município, também foi ativado um Abrigo Emergencial na Escola Agrícola Municipal Carlos Heins Funke, em Pirabeiraba. A medida ocorreu devido à alta no nível dos rios que encobriram pontes e galerias impossibilitando o acesso dos moradores às suas casas. Até o início da tarde desta terça-feira, 7 pessoas haviam sido atendidas no local.

Nos Abrigos Emergenciais, os adultos e crianças recebem café da manhã, almoço e jantar, além de kits de higiene pessoal, toalhas, colchões e roupas de cama.

De acordo com a Secretaria de Assistência Social de Joinville, os Abrigos Emergenciais continuarão em funcionamento e a manutenção do atendimento nos locais será avaliada de acordo com as condições climáticas dos próximos dias.

Desde sábado (26/11), o acumulado em Joinville ultrapassou os 400 milímetros de precipitação. Conforme informações da Defesa Civil de Joinville, a previsão é de que a chuva continue intensa e persistente, principalmente na madrugada de terça para quarta-feira (30/11).

Em caso de emergência, a orientação é entrar em contato com a Defesa Civil, pelo telefone 199, ou com os Bombeiros Voluntários, pelo 193.

Aulas nas escolas que servem como abrigo

Em relação às aulas nos locais onde estão funcionando os Abrigos Emergenciais, a Secretaria de Educação informa que na Escola Municipal Dr. Ruben Roberto Schmidlin, no Morro do Meio, as atividades escolares estão temporariamente suspensas devido à quantidade de pessoas acolhidas.

Já na Escola Municipal Professor Avelino Marcante, no Bom Retiro, e na Escola Agrícola Municipal Carlos Heins Funke, em Pirabeiraba, as aulas estão mantidas.

Vale destacar que a própria unidade faz contato com os pais ou responsáveis pelos alunos caso haja necessidade de cancelamento pontual das atividades.

Central Solidária

A Prefeitura de Joinville, com apoio de voluntários, está ativando a Central Solidária para arrecadação de itens que serão entregues às famílias atingidas pela enchente.

A Central vai funcionar no Expocentro Edmundo Doubrawa (anexo ao Centreventos Cau Hansen), a partir desta quarta-feira (30/11), com encerramento das atividades na sexta-feira (2/12). O horário de funcionamento é das 8h30 às 19h30.

Neste momento, os principais itens que precisam ser arrecadados são água mineral, alimentos não perecíveis, roupa de cama e banho, além de produtos de higiene e limpeza. Uma equipe estará no local para receber as doações da comunidade e fazer a separação dos itens.

Entre outros itens que podem ser doados, estão cestas básicas, colchões, travesseiros, cobertores e ração para animais