Abrigo Emergencial de Joinville encerra as atividades

Publicada em 02/08/2021 às 11:55
Relacionado a: Secretaria de Assistência Social - SAS

A Prefeitura de Joinville encerrou, na manhã desta segunda-feira (2), o Abrigo Emergencial do Ginásio Abel Schulz. Nas seis noites da ação (27/7 a 1/8), um total de 277 vagas foram ocupadas no local, que serviu de abrigo contra o frio intenso.

As pessoas em situação de rua receberam novas peças de roupa, kit de higiene, jantar e café da manhã. Além dos servidores da Prefeitura, 40 voluntários passaram as noites no Abel Schulz para dar suporte à ação.

A secretária de Assistência Social de Joinville, Fabiana Cardozo, informa que mesmo com o fim da ação emergencial, a Prefeitura oferece permanentemente opções de acolhimento para este público. “Hoje, a Secretaria de Assistência Social tem 20 vagas na Casa de Passagem Vó Joaquina e cinco vagas na Essência de Vida, via convênio”, informa Fabiana.

No período de frio intenso, foram abertas mais 50 vagas na Casa Vó Joaquina, 40 vagas na Comunidade Eis-me Aqui e 100 vagas no Ginásio Abel Schulz. “Além das nossas 25 vagas conveniadas para o ano todo, abrimos mais 190 vagas para esse período de frio intenso”, detalha a secretária.

A ação de inverno recebeu um grande número de colchões, cobertores, lençóis, travesseiros, fronhas e roupas. O excedente das doações foi encaminhado para os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro POP, Casa de Passagem Vó Joaquina e Comunidade Eis-me Aqui.

Prefeitura de Joinville oferece outros abrigos para acolhimento

As vagas no ginásio deixam de ser oferecidas a partir desta segunda, porém, as pessoas em situação de rua podem ser acolhidas para pernoite na Casa da Vó Joaquina, ou por meio da parceria entre a Comunidade Eis-me Aqui, entidade conveniada à Adipros e Diocese de Joinville.

Para ser acolhida nestes locais, a pessoa precisa fazer um cadastro no Centro Pop, que fica ao lado da rodoviária. Durante a semana, o Centro Pop funciona o dia todo. Já aos sábados e domingos o atendimento é entre 15h e 16h30, para que os usuários tenham acesso aos serviços de higiene pessoal antes de serem levados até a Casa da Vó Joaquina ou Comunidade Eis-me Aqui.

Materiais arrecadados são distribuídos para serviços da Prefeitura e entidades parceiras

A ação de inverno recebeu um grande número de colchões, cobertores, lençóis, travesseiros, fronhas e roupas, além de ração e outros materiais para animais de estimação. O excedente das doações foi encaminhado para os Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), Centro POP, Casa de Passagem Vó Joaquina e Comunidade Eis-me Aqui, Centro de Bem-Estar animal e entidades parceiras.