Abertas as inscrições para o lançamento do Plano Municipal de Segurança Alimentar

Publicada em 04/10/2022 às 16:12
Relacionado a: Secretaria de Assistência Social - SAS

Estão abertas as inscrições para o evento de lançamento do 2o Plano Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (Plamsan) para o quadriênio 2022-2025. A inscrição, que é gratuita, deve ser feita até a próxima terça-feira (11/10), pelo site da Prefeitura de Joinville (bit.ly/LancamentoPlamsanJlle). O lançamento do plano será realizado no dia 14/10, a partir das 8h15, na Câmara de Vereadores de Joinville.

A programação do evento de lançamento conta com a apresentação do 2º Plamsan, ações de educação alimentar e nutricional, roda de conversa e palestra com o tema: “Segurança Alimentar e Nutricional: contexto nacional e perspectivas”.

Além de lançar o plano, o evento também é uma oportunidade para falar sobre segurança alimentar e nutricional, palestra, ações de orientação e educação nutricional, com a participação de todas as sete faculdades do município que têm curso de nutrição.

“Teremos ações ensinando a fazer compostagem, exposição de alimentos produzidos pelos agricultores da região, entre outras atividades. Também abriremos espaço para trabalhos acadêmicos”, explica Patricia Girardi, coordenadora da área de Segurança Alimentar e Nutricional da Secretaria de Assistência Social e secretária-executiva da Câmara Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional (Caisan).

O Plano é um instrumento com diretrizes e ações municipais que propõem respeitar, proteger, promover e prover o direito humano à alimentação adequada para todas as pessoas, a partir da análise situacional, das necessidades e peculiaridades da população, com o objetivo de consolidar estratégias, definir as responsabilidades dos órgãos públicos e apresentar ações.

“Existe uma política nacional e municipal de segurança alimentar e nutricional. Esta política institui componentes que fazem parte do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional, como o Conselho Municipal e a Caisan, uma câmara composta por membros governamentais, de diferentes Secretarias do município. Entre as atribuições da Caisan, está a elaboração, monitoramento e implementação do Plano de Segurança Alimentar e Nutricional”, explica Patricia.

Todos esses órgãos e membros participaram do processo e das discussões da elaboração do segundo plano, assim como a sociedade civil, por meio de conferência e de consulta pública.

As metas do 2º Plansan foram construídas com base nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, que fazem parte da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU).

Compartilhe

Skip to content