Joinville vivenciou seus dias mais coloridos do ano com a 85ª Festa das Flores, que ocorreu de 18 a 23 de novembro, na Expoville. Durante os seis dias, a beleza e a exuberância das quase 30 mil plantas, entre orquídeas, flores e ornamentais que fizeram parte da exposição, impactaram os cerca de 60 mil visitantes que prestigiaram o evento.
Além dos joinvilenses que aproveitaram o feriado prolongado para passear entre as flores, fazer compras e aproveitar a programação artística dos palcos, cerca de 10 mil turistas de diversas regiões do Brasil e de países vizinhos vieram conhecer porque Joinville é conhecida como a Cidade das Flores.
Entre as excursões recebidas, estavam caravanas dos estados do Pará ao Rio Grande do Sul, além de grupos do Paraguai e Argentina.
Os desenhos temáticos do “F” da Festa das Flores, que serviram como ingresso gratuito para alunos da Educação Infantil e Ensino Fundamental das escolas de Joinville, atraíram aproximadamente 1,5 mil crianças.
“Preparamos um evento especial, com uma exposição exuberante, em um cenário moderno onde o visitante teve a oportunidade de se surpreender e viver diferentes experiências. Valorizamos a presença do público joinvilense e recepcionamos nossos turistas de forma diferenciada. Recebemos muitos elogios e estamos orgulhosos pela realização da 85ª Festa das Flores”, comemora Oraci Reinheimer, presidente da Agremiação Joinvilense dos Amadores de Orquídeas (AJAO).
Conhecimento garantido para 2026
Uma das novidades marcantes da 85ª Festa das Flores foi o I Salão Laelia purpurata, espaço dedicado à promoção do conhecimento técnico e científico sobre orquídeas e meio ambiente. Durante a 85ª Festa das Flores, a programação apresentou palestras e oficinas de cultivo, ministradas por professores de renome nacional. A organização da iniciativa teve a parceria da Univille.
Para a AJAO, o Salão Laelia purpurata foi um momento especial da 85ª Festa das Flores e marcou a estreia de uma nova atividade que vai se desenvolver dentro da festa oficial de Joinville. O objetivo é proporcionar a produção de conhecimento com cursos, palestras e conteúdos sobre orquídeas, paisagismo, ecologia, biodiversidade e sustentabilidade.
Como principal resultado dessa primeira edição do Salão Laelia purpurata, o professor Oraci Reinheimer destaca: “A grande novidade é o IV Congresso Nacional dos Jardins Botânicos que será realizado dentro da programação da 86ª Festa das Flores, em 2026. A captação desse importante evento é um reconhecimento à nossa cidade, à Festa das Flores e à AJAO”.
E ele completa: “A 85ª Festa das Flores vai nos dar base para planejarmos novas ações. Vamos fortalecer e estreitar nosso relacionamento junto à comunidade. A Festa das Flores não é só da AJAO, mas de todos os joinvilenses, e queremos valorizar o nosso título de ‘Cidade das Flores’”, diz.
Música e dança em diversos espaços
Atrações obrigatórias para garantir uma festa alegre e divertida, a programação artística e cultural foi destaque na 85ª Festa das Flores, com atrações de música e dança de diversos estilos. Logo na entrada da festa, o público foi recebido com muita animação pelos grupos de música tradicional que ocuparam o palco receptivo.
Integrado ao cenário da exposição de flores, o palco Laelia purpurata recebeu grupos, orquestras, corais e apresentações culturais e folclóricas. Já no palco da praça gastronômica, mais de 50 atrações animaram o público durante todo o período da festa.
Oportunidade para produtores e empreendedores
Para os amantes de flores, plantas e jardinagem, o Mercado de Plantas foi parada obrigatória entre os visitantes. Estandes de 55 expositores de diferentes regiões do Brasil apresentaram ao público grande variedade de orquídeas, flores, espécies raras, plantas ornamentais, folhagens, mudas e plantas em flor, além de insumos, acessórios e produtos ornamentais, além de insumos, acessórios e produtos e utensílios para cultivo.
Pela primeira vez na Festa das Flores, a orquidófila de São Leopoldo (RS), Alessandra Perpétuo, elogiou a exposição e a organização do evento e disse que pretende voltar outras vezes. “Muito linda a festa, muitas plantas e os preços muito bons”, destaca.
Para a expositora do estande de orquídeas Cristiani Hang, a 85ª Festa das Flores foi uma das melhores dos últimos seis anos. “As vendas foram ótimas, superou as nossas expectativas. Grande público no sábado e no domingo”, diz. Ela e a família são produtores de Lontras, em Santa Catarina.
Outro destaque do evento, a Feira Multissetorial reuniu mais de 200 expositores, ofertando os mais variados produtos. Quem passou pelo espaço pôde conferir artigos de vestuário, calçados, acessórios, itens para casa e decoração, brinquedos, artesanatos, doces típicos, entre outros. Teve ainda estandes de energia solar, consórcios e da área da beleza, entre outros.
De Curitiba, Kaled Harda, comerciante de doces marroquinos, divulga seus produtos na Festa das Flores Festa das Flores há cerca de 20 anos. “Tivemos bastante movimento em todos os dias do evento. A cada festa, a gente percebe que melhoram as vendas”, comemora.
Em uma iniciativa da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri), produtores da agricultura familiar de Joinville e região também comercializaram seus produtos coloniais durante os seis dias de evento.
Na Praça Gastronômica, os cardápios dos estandes e food trucks eram variados, desde refeições, porções de frutos do mar e carne, até pizza com flores.
Segundo Henrique Augusto, um dos proprietários do espaço que servia pratos executivos, o movimento atendeu às expectativas. “Na quinta, sexta e sábado as vendas foram muito boas, ficando dentro da média dos últimos anos”, destaca. Ele e seu sócio Gelson participam da Festa das Flores há mais de 15 anos.
86ª Festa das Flores com data marcada
O público que é fã da Festa das Flores, e mesmo quem ainda não teve a oportunidade de visitá-la, já pode programar na agenda a data da próxima edição: a 86ª Festa das Flores de Joinville será realizada de 17 a 22 de novembro, na Expoville.
“Agradecemos muito pela presença de todos que prestigiaram a 85ª Festa das Flores. Foi emocionante ver a admiração, o sorriso e a alegria de adultos e crianças que se encantaram com a beleza e as atrações da nossa festa. E já esperamos por todos, em 2026”, finaliza Oraci Reinheimer.
A Festa das Flores de Joinville é realizada pela Agremiação Joinvilense dos Amadores de Orquídeas (AJAO), em parceria com a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura (Secult).


