Foi aberta oficialmente nesta terça-feira (18/11) a 85ª Festa das Flores de Joinville, que segue até 23 de novembro. Neste ano, a festa apresenta a edição mais florida da sua história. Ao todo, cerca de 30 mil flores e plantas de diferentes espécies, como orquídeas, antúrios, flores da época, folhagens e plantas ornamentais das mais diversas cores, formatos, portes e alturas, compõem a exposição de 3,6 mil metros quadrados.
A solenidade de abertura contou com a presença do prefeito Adriano Silva, da vice-prefeita Rejane Gambin, do presidente da Agremiação Joinvilense dos Amadores de Orquídeas (AJAO), Oraci Reinheimer, além de lideranças políticas e empresariais, instituições ligadas ao turismo e orquidófilos.
“Essa é uma das festas mais antigas do mundo e a maior indoor de exposição de flores. São quase 500 caravanas vindo de vários países e estados brasileiros para fazer visita à nossa festa. E são mais de 1500 orquídeas das associações de orquidários da região mostrando o quanto essa cultura é importante aqui em Joinville”, destaca o prefeito Adriano Silva.
O presidente da AJAO, Oraci Reinheimer, ressalta a relevância do evento no cenário da orquidofilia. “Nós temos orquidófilos de todo o Brasil que se dirigem para cá porque Joinville é, de fato, a cidade das flores. A festa é uma celebração da natureza para que o visitante possa encontrar beleza, flores, cores, perfumes, formas. Temos certeza que os turistas que vierem para cá serão bem-recebidos”, diz.
A orquídea Laelia purpurata, flor símbolo da Festa das Flores, da cidade de Joinville e também do Estado de Santa Catarina, é o elemento central do cenário e também tem protagonismo em um pódio exclusivo para essa espécie. A “Água”, tema do evento deste ano, está presente em uma grande cortina d’água com 50 metros de largura por 10 metros de altura.
“Esse evento é muito importante porque mostra mais um pedaço do que a nossa cidade é, que é a cidade das bicicletas, do trabalho, da música, das artes, do Natal e também das flores. Tenho certeza que reforça ainda mais que Joinville é uma cidade que merece ser visitada e que os joinvilenses estarão de braços abertos para receber quem chega aqui na nossa cidade”, diz a vice-prefeita Rejane Gambin.
A solenidade oficial de abertura da 85ª Festa das Flores de Joinville contou com a homenagem ao patrono deste ano, o empresário Guilherme Fessel Bertani, presidente da Docol e da Associação Empresarial de Joinville (Acij).
“Ter recebido o convite e esse reconhecimento da Festa das Flores para ser patrono é uma grande honra para qualquer joinvilense. A Festa das Flores é uma das principais festas de Joinville e de Santa Catarina, atraindo milhares de visitantes de todo o Brasil. A gente tem um trabalho muito forte em cima da água e ficamos felizes por ter sido escolhido o tema água como tema principal da festa, porque é um elemento fundamental não só para as flores mas para o bem estar de toda a população”, ressalta Guilherme.
Programação segue até 23 de novembro com feira e novidades
Uma das novidades que devem marcar a 85ª Festa das Flores é o I Salão da Laelia purpurata, um espaço dedicado a debates e estudos botânicos sobre as orquídeas e outras plantas, permitindo que o conhecimento científico chegue à população.
Já o Mercado de Plantas reúne 55 expositores que comercializam orquídeas, flores, espécies raras, plantas ornamentais, folhagens, mudas e plantas em flor, além de insumos, acessórios, produtos e utensílios para cultivo e jardinagem.
“É uma grande oportunidade para as pessoas que gostam de cultivar o seu jardim comprarem flores, substratos e ferramentas para cuidar da sua casa. São diversas opções com orquídea, plantas ornamentais e flores em geral. Então, quem tem vontade de decorar a sua casa, especialmente agora para o fim do ano, a festa também é o destino ideal”, fala o secretário de Cultura e Turismo de Joinville, Guilherme Gassenferth.
Outro destaque é a Feira Multissetorial, com mais de 200 expositores com oferta dos mais variados tipos de produtos que vão desde sistemas de energia solar e consórcios, até produtos como vestuário, calçados, acessórios, artigos para casa e decoração, brinquedos, artesanatos, doces típicos e delícias coloniais produzidos por produtores da agricultura familiar de Joinville e região.
A 85ª Festa das Flores segue até 23 de novembro, na Expoville (Rua XV de Novembro, 4315 – Glória). O horário de funcionamento é das 9h às 23h de terça-feira a sábado (18 a 22/11), e das 9h às 20h no domingo (23/11). Os ingressos estão à venda pelo site da Festa das Flores e custam R$ 30 (inteira) e R$ 15 (meia-entrada)
A Festa das Flores de Joinville é realizada pela Agremiação Joinvilense dos Amadores de Orquídeas, com apoio da Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.