83ª Festa das Flores de Joinville vai encantar o público com grandiosa exposição, compras e entretenimento

Publicada em 10/11/2023 às 17:35
Relacionado a: Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT

Um exército de apaixonados por orquídeas trabalha em ritmo acelerado para transformar o pavilhão da Expoville no deslumbrante cenário da 83ª Festa das Flores, que ocorre de 14 a 19 de novembro, com o tema “Um encanto a cada encontro”.

Para enaltecer a beleza das orquídeas – protagonistas da Festa das Flores – a grandiosa exposição será formada por centenas de espécies e milhares de exemplares de flores e plantas ornamentais que dão vida a diferentes ambientes.

Ao longo da exposição, o público será convidado a percorrer o circuito colorido e exuberante. Em cada espaço, elementos cenográficos e iluminação especial ajudam a reproduzir diferentes biomas, que vão desde a beleza tropical da Mata Atlântica, uma das mais ricas do planeta, até as robustas árvores, cactos e vegetação características do Cerrado.

Outros espaços que prometem encantar os visitantes, é o grande cone que será revestido por flores de época das mais variadas cores, e o paraíso das orquídeas Laelia Purpurata onde estarão expostas orquídeas de orquidófilos e colecionadores.

Em todo o percurso, as diferentes cores e tonalidades de flores e vegetação, se misturam à cascata, cortina e espelhos d’água que, além de decorativos, garantem a umidade necessária para a saúde e beleza das plantas, durante o evento.

Também trazendo beleza e cultura, obras pertencentes ao acervo do Museu de Arte de Joinville (MAJ) e criações de artistas locais, como Luiz Henrique Schwanke, estarão presentes em diferentes pontos da exposição.

Ao final da exposição, o público chegará ao Belvedere e poderá contemplar o pódio onde estarão as orquídeas premiadas desta edição, que se destacaram por serem as mais belas e raras.

Os 85 anos de história da Agremiação Joinvilense dos Amadores de Orquídas (AJAO), também serão destaque da 83ª Festa das Flores e serão ilustrados em grandes painéis que estarão na entrada da exposição.

Compras, entretenimento e gastronomia

Além de se encantar com a beleza da exposição, os visitantes da 83ª Festa das Flores de Joinville também poderão adquirir a sua orquídea, flor ou planta ornamental em um dos 55 estandes do Mercado de Plantas.

Já a Feira Multissetorial, vai reunir 237 expositores com inúmeras opções de produtos e presentes para toda a família. A agenda cultural da 83ª Festa das Flores também está diversificada. Durante toda a programação do evento, o palco principal vai receber música e dança.

Para completar o passeio, a Praça Gastronômica contará com 22 estandes que vão comercializar delícias para todos os gostos, além de palco cultural com música ao vivo e apresentações de dança durante toda a programação.

Abertura, Concurso de Jardins e Rainha da Melhor Idade

A 83ª Festa das Flores de Joinville terá início na terça-feira (14), às 9h, com a abertura do evento para o público. A solenidade de abertura oficial será logo em seguida, a partir das 10h30, no palco principal da festa. O ato terá a presença do prefeito Adriano Silva, da vice-prefeita Rejane Gambin, do presidente da AJAO, Jacson Zandonai, do patrono da 83ª Festa das Flores, Ninfo König, autoridades, convidados, imprensa e visitantes.

Também na terça-feira, às 19h30, ocorre a premiação do Concurso de Jardins 2023, onde serão anunciados os ganhadores das categorias Jardim Residencial Urbano/Edifício, Jardim Residencial Rural, Jardim Escolar, Jardim de Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF), Jardim Empresarial/Comercial, Jardim de Praças (Programa Joinville Mais Bonita), Jardim de Canteiros ou Rotatórias (Programa Joinville Mais Bonita) e Exuberância em Flores.

Já na sexta-feira (17), a programação da 83ª Festa das Flores é especialmente dedicada ao público da melhor idade. Às 14h, acontece o concurso da Rainha da Melhor Idade e, em seguida, a tarde terá animação garantida com o baile.

A festa é acessível para pessoas com deficiência. A Expoville conta com elevador que dá acesso ao pavilhão da exposição. Para as famílias que desejarem levar os seus bichinhos de estimação, o evento é pet friendly e permite a entrada de animais até porte médio.

Horários, ingressos e estacionamento

De terça-feira a sábado (14 a 18/11), a 83ª Festa das Flores estará aberta ao público das 9h às 21h. Já no domingo (19/11), o horário será das 9h às 20h.

O valor da entrada é R$15 (inteira) e R$7,50 (meia entrada para pessoas a partir de 60 anos, estudantes, pessoas com deficiência e professores das Redes de Ensino do Estado de Santa Catarina e Município de Joinville). Crianças de até 5 anos não pagam. Já as caravanas devem entrar em contato pelo telefone (47) 99689-8897 para solicitar cadastro e consultar condições especiais.

Os ingressos também podem ser comprados antecipadamente pelo site www.festadasflores.com.br. Nessa opção, os valores têm acréscimo de R$2,00 referente à taxa de serviço.

Os valores do estacionamento serão de R$15 para carros e motos, R$25 para vans e R$60 para ônibus.

A 83ª Festa das Flores é realizada pela Agremiação Joinvilense dos Amadores de Orquídeas (AJAO) e Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult).