82ª Festa das Flores de Joinville celebra reencontro com o público com beleza, arte e tradição

Publicada em 27/10/2022 às 19:04
Relacionado a: Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT

Nesta quinta-feira (27/10), a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo, e a AJAO – Agremiação Joinvilense dos Amadores de Orquídeas, lançaram a 82ª Festa das Flores. O evento acontece de 15 a 20 de novembro, na Expoville.

O lançamento foi realizado no restaurante Casa do Capitão, mesmo endereço da sede da AJAO, e teve a presença da vice-prefeita Rejane Gambin, da diretora executiva da Secult, Francine Olsen, vereadores, do presidente da AJAO, Jacson Zandonai, e demais orquidófilos da entidade, além de representantes do trade turístico, vereadores e imprensa local.

Após dois anos sem a realização devido à pandemia, a festa retoma sua programação e é aguardada pelo público com grande expectativa.

Para celebrar esse reencontro, o evento traz como tema “Juntos outra vez”, resgatando a lembrança de outras edições e o desejo de reviver as experiências da mais antiga festa popular da cidade.

De acordo com a vice-prefeita Rejane Gambin, a expectativa é receber visitantes de Joinville e de outras cidades de Santa Catarina e do Brasil.

“Todos sabem que a Festa das Flores é uma das mais bonitas do mundo, feita com muito capricho, muito cuidado e, neste ano, tem sabor especial de reencontro. A festa é muito importante para Joinville pois, além de conhecerem a nossa cidade, os turistas também geram impacto na nossa economia, movimentando restaurantes, comércio e hotéis”, declarou.

A diretora executiva da Secult, Francine Olsen, reforçou que além de um dos principais eventos turísticos do Estado, a festa reforça a identidade de Joinville: “Desde a sua criação, a Festa das Flores é um expoente do que temos de melhor e retrata o nosso espírito empreendedor, a nossa dedicação e a paciência de quem semeia, vê nascer, crescer e florescer”.

Já o presidente da AJAO, Jacson Zandonai, destacou a representatividade do evento como cenário para a valorização de uma das tradições de Joinville, o cultivo de orquídeas.

“Essa edição da Festa das Flores é uma das mais aguardadas dos últimos anos. Somos pioneiros no cultivo de orquídeas e a AJAO é a primeira entidade do gênero, na América Latina, cultivando orquídeas e ajudando a preservar a natureza desde 1938”, lembrou.

Exposição traz beleza das flores e arte joinvilense

Mais uma vez, a Festa das Flores de Joinville promete encantar o público com seus cenários exuberantes, protagonizados por milhares de orquídeas, flores e plantas ornamentais.

O projeto paisagístico da 82ª Festa das Flores é assinado pelo arquiteto Silvio Parucker, cujo trabalho já se consagrou nas últimas duas edições do evento.

Ao representar o tema “Juntos outra vez”, Parucker deseja aguçar a emoção dos visitantes, com um espetáculo de cores e paisagens.

“Teremos muito mais cor e, possivelmente, a maior quantidade de flores reunidas dentro do pavilhão em todas as edições. Serão flores, folhagens e árvores que formarão uma composição que vai emocionar. Ao longo de um eixo central totalmente florido, a ideia é fazer a linha das águas e, nas laterais, jardins secretos onde os visitantes irão se surpreender com plantas de diferentes partes do planeta”, antecipa o arquiteto.

A arte joinvilense também estará em destaque 82ª edição. Em pontos estratégicos da exposição, obras dos artistas plásticos Fritz Alt, Mário Avancini e Luiz Henrique Schwanke irão compor os cenários.

Homenagem especial

Em outro momento especial do lançamento, foi apresentado o patrono da 82ª Festa das Flores, o empresário Geraldo Bandoch Junior, CEO da Daxo Incorporadora. Ele foi escolhido pelo trabalho que vem desenvolvendo em prol do embelezamento da cidade, com a adoção de jardins em diferentes praças.

Atrações para o público

Além da encantadora exposição, o público vai aproveitar a ampla programação do evento.

Entre as atrações estão oficinas de cultivo; mercado de plantas com 45 expositores e opções de produtos a partir de R$10; feira multissetorial com 180 expositores e produtos que variam de artigos de decoração a produtos coloniais, passando por energia renovável até veículos; além de estandes destinados à moda e beleza; praça gastronômica temática da Rua das Palmeiras, com 21 estandes e food trucks, além de cervejarias artesanais e espaço kids; e, ainda ampla programação no palco cultural, com música, dança e os tradicionais concursos.

Já na próxima semana, o público já começa a viver o clima da Festa das Flores, com a veiculação do vídeo promocional do evento nas principais emissoras de televisão. Outras peças da campanha publicitária do evento já estão sendo veiculadas, como outdoors em diversos pontos de Joinville e região.