Encontro de culturas e reencontro de amigos. Este foi o clima do 7º Festival do MNIC, que ocorreu no domingo (20) no Museu Nacional de Imigração e Colonização. As cariocas Caroline Bussiere, 47 anos, e Melissa, 11 anos, estão em Joinville para curtir as atrações do 42º Festival de Dança e aproveitaram o domingo de sol para conhecer o Festival do MNIC.
Ficaram impressionadas com a exposição “Miradas do Porvir” e a casa enxaimel. “Foi uma aula de história passear pelo casarão e conhecer mais a imigração do Sul do País. Ficamos surpreendidas com a gastronomia e exposições também”, contou Caroline.
O auxiliar de produção Yony Árias, 47 anos, chegou cedo com a filha Genesis Árias, 16 anos. Ele toca cuatro venezuelano, instrumento musical similar aos antigos violões europeus. No seu país de origem, era professor de música. Aqui, ele e a filha, que toca flauta transversa, subiram pela primeira vez ao palco do Festival do MNIC para embalar as apresentações de dança venezuelana. “Estamos felizes morando no Brasil. Fomos muito bem recebidos aqui em Joinville e o festival nos ajuda a rever os conhecidos e conhecer gente nova”, revelou Yony.
Criado para promover a integração dos diferentes grupos migrantes e imigrantes e de associações de Joinville com a comunidade, o Festival do MINC promove atividades culturais com apresentações de dança e música, diversas tendas com gastronomia de várias regiões do Brasil e também do exterior, além de exposições e rodas de conversa. Com o tema “Chuva Cultural”, a edição deste ano celebrou os 68 anos de fundação do MNIC.
MNIC e MAJ estendem horário de funcionamento durante Festival de Dança
Durante o período do Festival de Dança, o Museu Nacional de Imigração e Colonização (MNIC) e o Museu de Arte de Joinville (MAJ), terão horário de funcionamento estendido por 2 horas, para os joinvilenses e turistas terem mais tempo para visitar estas unidades. De 22 de julho (terça-feira) até 3 de agosto (domingo), as duas unidades vão funcionar das 9h às 17h, inclusive na segunda-feira, dia 28 de julho, dia da semana em que os museus não abrem em Joinville.