Publicada em 20/07/2023 às 15:43
Relacionado a: Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT

A 59º edição da Festa do Colono da Sociedade Rio da Prata, em Pirabeiraba, ocorre neste fim de semana com atrações de sexta-feira a domingo (21 a 23/7). O evento movimenta a região com bailes, gastronomia típica e atrações divertidas como o desfile alegórico e a maratona da banana.

Os festejos iniciam na sexta-feira, a partir das 18 horas, com campeonato de tiro ao alvo com flecha e baile, além de jantar com Schwtzauer (sopa preta) e sopa branca. A abertura oficial será no sábado, às 19 horas, com o desfile e a coroação da realeza da Festa do Colono 2023, seguidos de um baile.

No domingo, às 10 horas, ocorre a tradicional maratona da banana. Os participantes recebem o desafio de correr por cerca de 500 metros carregando um cacho de bananas. Os três primeiros a finalizarem a maratona ganham prêmios em dinheiro. A atração seguinte é o desfile alegórico pela Rodovia SC-418 (Estrada Dona Francisca), com agricultores da região passeando com seus tratores e outros equipamentos.

O almoço será servido a partir das 11 horas e a festa continua até as 19 horas, com atrações musicais. No encerramento do evento, o público pode fazer a “colheita” e levar para casa as frutas e verduras utilizadas na decoração do salão.

Pontos turísticos recebem apresentações de dança

A programação cultural de Joinville neste fim de semana é intensa com as atrações do 40º Festival de Dança de Joinville. Além das mostras que ocorrem no grande palco do Centreventos Cau Hansen, no Teatro Juarez Machado e na Feira da Sapatilha, há apresentações gratuitas acontecendo em vários pontos da cidade.

No fim de semana, o jardim do Museu de Arte de Joinville será um dos palcos abertos. Além de apresentações de sexta-feira a domingo, também haverá feira criativa nos três dias. A Vigorelli, na zona Norte, receberá pela primeira vez um palco aberto do Festival de Dança. Ele será montado ao lado do trapiche de embarque do ferry boat e terá grupos realizando apresentações gratuitas entre meio-dia e 13h30.

Confira a agenda completa:

– Espetáculo “Kasperl e a Cerveja do Papa”, da Trip Teatro (Rio do Sul/SC)
Sexta-feira, 21/7, às 20 horas, na Associação de Moradores e Amigos do Bairro Itinga (Amorabi)
Sábado, 22/7, às 20 horas, no Galpão da Associação Joinvilense de Teatro (Ajote)
Domingo, 23/7, às 15 horas, na Cervejaria Gut Brau Vila Nova
Entrada gratuita, com distribuição de ingressos uma hora antes do início do espetáculo na Amorabi e na Ajote – Classificação indicativa: Livre

– Contação de Histórias na Biblioteca Pública
Sábado, às 10h
Terça-feira (25), às 14h30
Local: Biblioteca Pública Rolf Colin (R. Cmte. Eugênio Lepper, 60 – Centro)

– 59ª Festa do Colono da Sociedade Rio da Prata
Sexta-feira, a partir das 18 horas
Sábado, a partir das 19 horas
Domingo, a partir das 10 horas
Local: Sociedade Rio da Prata (Rodovia SC-418 KM 7 – Pirabeiraba)
Entrada a R$ 40 na sexta-feira e no sábado; e a R$ 15 no domingo a partir das 13h30. Entre as 10h e 13h30, a entrada é gratuita. Classificação indicativa: Livre.

– Dança no Mirante
Sexta, sábado e domingo (21 a 23/7), das 7h às 8h e das 18h às 19h
Local: Nas estações do acesso ao Mirante de Joinville (Rua Pastor Guilherme Rau – Saguaçu)

– Palco Aberto do Festival de Dança no Museu de Arte de Joinville
Sexta e domingo (21 a 23/7), das 10h às 17 horas
Sábado: das 10h às 14 horas
Local: Jardim do Museu de Arte de Joinville (R. Quinze de Novembro, 1400 – América)

– Feira Jardim Criativo
Sexta, sábado e domingo (21 a 23/7), das 8h às 18 horas

– Palco Aberto do Festival de Dança no CEU do Aventureiro
Sexta e domingo: das 15h às 17 horas
Sábado: 10h às 12 horas
Local: Estação da Cidadania e Cultura CEU Aventureiro (R. Theonesto Westrupp, 627 – Aventureiro)

– Palco Aberto do Festival de Dança na Vigorelli
Sábado e domingo, do meio-dia às 13h30
Local: Vigorelli (Fim da Estrada João de Souza Melo e Alvim, ao lado do trapiche do Ferry Boat)

– Seletiva Brasil Hip Hop Unite
Sábado (22/7), às 18 horas
Local: EEB Profº Germano Timm (Rua Eduardo Krisch, s/n – América)
A partir de R$ 25, com ingressos à venda pelo site Ticket Center. Classificação indicativa: Livre.

– Dance Parade do 40º Festival de Dança de Joinville
Sábado (22/7), às 15 horas
Local: Avenida Beira-rio, em frente ao Centreventos Cau Hansen

– Dog Dance Day do 40º Festival de Dança de Joinville