Programa Joinville pela Educação

Acontecendo até data indeterminada

O que é?

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Educação, lança um programa inédito que envolve toda a comunidade escolar da cidade. O Joinville pela Educação vai ouvir alunos, famílias, professores e gestores para construir o planejamento da Rede Municipal para os próximos anos. As informações e indicadores também vão contribuir para melhorar as ações previstas para este ano.

A escuta ativa foi lançada durante o evento de formação de gestores da Secretaria de Educação, que ocorreu na quarta-feira (5/5), no Teatro Juarez Machado. O projeto inclui entrevistas presenciais e via internet, além de dinâmicas. O resultado será um diagnóstico da Rede, além de ideias e sugestões que serão incluídas no planejamento dos próximos anos.

“Para poder planejar, precisamos ouvir quem está na unidade escolar. Não podemos pensar a Educação de Joinville apenas a partir da Secretaria, precisamos trabalhar em rede. Com essa campanha, nosso objetivo é levantar percepções, necessidades e sugestões de melhoria, bem como identificar boas práticas que possam ser difundidas e replicadas”, explica Diego Calegari, secretário de Educação.

Com professores e gestores, o foco é abordar temas como boas práticas de ensino e aprendizagem, além de propostas de melhorias. Os principais pontos a serem trabalhados com as famílias são o índice de satisfação da escola e o acompanhamento dos filhos. Com os alunos serão trabalhadas atividades sobre a satisfação com a escola, seus sonhos para o futuro e motivos de orgulho da unidade.

O projeto começou a ser estruturado no primeiro trimestre e conta, ainda, com outras duas etapas: a primeira será com entrevistas presenciais, questionários online e atividades em sala de aula, que acontecem até maio; e a segunda contará com sistematização e elaboração do plano e ação. A divulgação e aplicação das ações nas unidades escolares ocorre em tempo na real, na medida em que as informações são recolhidas.

As unidades escolares vão repassar para as famílias e professores os convites para que participem os questionários e entrevistas. As temáticas sugeridas também serão trabalhadas com os alunos em sala de aula.

Quem pode fazer?

Comunidade escolar (alunos e suas famílias, professores e gestores) da rede municipal de ensino de Joinville.

Onde e quando fazer?

Canais Onde Quando
Eletrônicos Formulário eletrônico a ser disponibilizado por unidade escolar Período a ser definido junto a unidade escolar
Presenciais Entrevista a ser agendada por unidade escolar
Telefônicos Não é possível
Postais Não é possível

Como fazer?

Famílias de alunos e professores: aguardar recebimento de convites para acessar formulários eletrônicos e participar de entrevistas, a serem enviados pelas unidades escolares.

Alunos: aguardar abordagem de temáticas em sala de aula.

Quanto custa?

A participação no programa é gratuita.

Quanto tempo leva?

Não informado.

Sobre estas informações

Unidade(s) responsável(is)

Atos regulamentadores

• Não informado.

Manifestar-se

Para orientações, dúvidas, reclamações, sugestões ou elogios, faça contato com a nossa Ouvidoria.

Para Pedido de Informação segundo a Lei nº 12.527/2011, utilize este serviço.

Informação de Evento publicada conforme Processo SEI nº não informado. Última atualização: 21/05/2021 às 16:00.