3º Seminário da Educação de Jovens e Adultos

Aconteceu de 11/08/2017 até 14/08/2017

Saiba mais sobre o 3º Seminário da Educação de Jovens e Adultos do Município de Joinville (SC).

Visão geral

O 3º Seminário da Educação de Jovens e Adultos tem como objetivo proporcionar espaços de conhecimento, reflexões e debates sobre as interfaces da Educação de Jovens e Adultos (EJA), formação dos profissionais e também a valorização daqueles que atuam nesta modalidade de ensino.

O Seminário é voltado ao público em geral, principalmente educadores, gestores em educação e acadêmicos da área de educação.

O evento é de responsabilidade da Secretaria de Educação – SED.

Programação

Oficinas

Data: 11/08/2017
Horário: 19h às 22h
Local: Escola Municipal Anita Garibaldi | Rua Independência, 965 – Anita Garibaldi | ver mapa
Inscrições: veja as regras e formulários (150 vagas).
Atividades:

Oficina 1

Dificuldade de Aprendizagem

Objetivo: refletir sobre as “dificuldades de aprendizagem” e os processos de ensinar e aprender. Abordará questões relacionadas a conceitos, concepções e fatores relacionados às dificuldades que os alunos encontram no percurso escolar, bem como dos seus professores. Tratará também de questões relacionadas a organização da prática pedagógica, planejamento e avaliação.

Ministrantes:

  • Carin Schultze Fettback
    Licenciada em Pedagogia com enfoque na Supervisão Escolar. Especialista em Psicopedagogia. Mestre em Educação. Atua como Professora do Instituto de Ensino Superior Santo Antônio e no Núcleo de Educação Especial da Secretaria de Educação do Município de Joinville.
  • Valdirene Stiegler Simão
    Licenciada em Educação Física. Especialista em Metodologia do Ensino e Avaliação. Mestre e Doutora em Educação. Atua como Professora da Universidade da Região de Joinville e no Núcleo de Educação Especial da Secretaria de Educação do Município de Joinville.

Vagas: 30 (inscrição)

Oficina 2

Mediação de Conflitos: Educando Competências para a Humanização nas Relações

Objetivo: discutir sobre uma nova forma de agir no mundo escolar,com cooperação, respeito e autonomia, que seja capaz de modificar o clima e a cultura organizacional, prevenindo a escalada dos conflitos e da violência. Será abordada a mediação, que se constitui num procedimento de diálogo de gestão dos conflitos.

Ministrantes:

  • Marianita Scheuer Pereira
    Licenciada em Pedagogia. Especialista em Educação, Psicopedagogia e Psicodrama. Mestranda em Relações Interculturais-Ciências Sociais. Atua como Orientadora Educacional na Secretaria Municipal de Educação de Joinville.
  • Marisa da Silva Paim
    Graduada em Psicologia – Gestalt Terapia. Especialista em Psicologia Clínica. Mestranda em Relações Interculturais – Ciências Sociais. Consultora em Saúde Pública e Saúde Mental.

Vagas: 30 (inscrição)

Oficina 3

Motivação e Liderança Docente

Objetivo: versar sobre Liderança e Motivação na Docência: Poder, autoridade, comunicação, gestão de conflitos, motivação e liderança em sala de aula.

Ministrantes:

  • Dênio Murilo de Aguiar
    Engenheiro Agrônomo e Administrador, Mestre em Administração. Atua como Professor universitário de graduação e pós-graduação. Administrador na Prefeitura Municipal de Joinville e Coordenador da Área de Desenvolvimento Humano e Organizacional na Secretaria de Gestão de Pessoas.

Vagas: 30 (inscrição)

Oficina 4

Práticas Educativas na Educação de Jovens e Adultos

Objetivo: possibilitar aos educadores a aquisição de saberes e a reflexão sobre a prática educativa na Educação de Jovens e Adultos, na área de Ciências Humanas e Matemática. Será um momento para compartilhar experiências exitosas desenvolvidas no Programa Presencial 2º Segmento desta modalidade e socializar práticas motivadoras construtivas no processo de Educação de Jovens e Adultos.

Ministrantes:

  • Darci dos Santos Filho
    Licenciado em Sociologia, Geografia e História. Especialista em Espaço, Sociedade e Meio Ambiente. Atua como Professor na rede municipal de ensino de Joinville na Educação de Jovens e Adultos e no ensino fundamental e médio da Sociedade Educacional Santo Antônio. Palestrante nas áreas de educação, meio ambiente e formação de professores nas áreas de Sociologia, Geografia e História.
  • Cleberson de Lima Mendes
    Licenciado em Matemática e Mestre em Educação. Atua como Professor na rede municipal de ensino de Joinville na Educação de Jovens e Adultos e professor no SESC Escola. Participa do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre o Trabalho e a Formação Docente (GETRAFOR).

Vagas: 30 (inscrição)

Oficina 5

Tecnologias Digitais na Sala de Aula

Objetivo: reflexão teórico-prática das possibilidades de uso de ambientes informatizados na produção de conhecimento, atrelado a uma formação prática do uso da Lousa Digital, equipamento que está presente em todas as Unidades Escolares da Rede Municipal de Joinville. A oficina foi pensada mediante a necessidade do conhecimento que os professores precisam ter para agregarem as tecnologias em suas aulas, o Núcleo de Tecnologia Municipal (NTM) da Secretaria de Educação.

Ministrantes:

  • Giani Magali da Silva de Oliveira
    Licenciada em Pedagogia com habilitação em Gestão Escolar e Tecnologia Educacional. MBA em Gestão de Pessoas. Mestre em Educação. Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação. Atua no Núcleo de Tecnologia da Rede Municipal de Ensino de Joinville.
  • Aurea Vieira
    Licenciada em Pedagogia. Especialista em Interdisciplinaridade na Formação de Professores. Cursando Especialização em Educação na Cultura Digital. Atua no Núcleo de Tecnologia da Rede Municipal de Ensino de Joinville na formação de professores, ensino e aprendizagem e tecnologia educacional.

Vagas: 30 (inscrição)

Palestra

Data: 14/08/2017
Horário: 18h30 às 22h
Local: Teatro Juarez Machado, anexo ao Centrevento Cau Hansen | Av. José Vieira, 315 – América | ver mapa
Inscrições: veja as regras e formulários (500 vagas).
Atividades:

Credenciamento e coquetel
Solenidade de abertura
Momento cultural
Palestra

Educação de Jovens e Adultos: Cenários e Desafios

Objetivo: discutir as abordagens atuais do pensamento pedagógico brasileiro em interfaces com as demandas da Educação de Jovens e Adultos.

Palestrante:

  • Professor Dr. Lourival José Martins Filho.
    Licenciado em Pedagogia, Especialista em Alfabetização. Mestre em Educação e Cultura. Doutor em Teologia. Pós-Doutor em Educação e Religião. Atua como Professor Associado do Centro de Ciências Humanas e da Educação – FAED. Leciona no Departamento de Pedagogia. Atualmente é Coordenador de Pós-Graduação da UDESC.

Vagas: 500 (inscrição)

Debate
Apresentações de experiências
Encerramento

Dúvidas

Para esclarecimentos a respeito do seminário, ligue para (47) 3431-3053 ou (47) 3431-3043 ou envie e-mail para educacao.eja@joinville.sc.gov.br.

Para inscrições, veja Inscrição: 3º Seminário da Educação de Jovens e Adultos.

Para reclamações ou sugestões, registre manifestação.

Skip to content