Conhecer um lugar também pode ser uma experiência de tempo, silêncio e mudança de perspectiva. É a partir dessa proposta que a Secretaria de Cultura e Turismo de Joinville (Secult) realiza na próxima quinta-feira (24/9) duas atividades que convidam o público a olhar para espaços conhecidos da cidade de uma maneira diferente.
A programação reúne um passeio noturno pelo Centro e uma visita guiada no Cemitério do Imigrante, atividades que também fazem parte da programação da Primavera dos Museus em Joinville.
“Mais do que apresentar informações históricas, as duas ações propõem uma aproximação diferente com o patrimônio de Joinville. Ao caminhar pelas ruas do Centro Histórico depois do anoitecer ou conhecer o Cemitério do Imigrante em outro contexto, o público é convidado a perceber que a cidade também pode ser lida por meio de seus espaços, vestígios, histórias e diferentes formas de ocupá-los”, explica a diretora de Cultura da Secult, Gizela Michalichen.
A primeira experiência começa às 18h30, com o Passeio Noturno Viva o Centro – Circuito Histórico. A caminhada percorre trechos da Rua do Príncipe para que os participantes conheçam mais sobre a história dos imóveis da via. Durante o trajeto, o historiador e servidor público Mateus Carle apresenta informações sobre arquitetura, personagens, transformações urbanas e acontecimentos que ajudam a compreender como a cidade chegou à configuração atual.
O percurso será realizado a pé, com 30 vagas disponíveis. Não há cobrança de ingresso para participar da atividade, mas é preciso fazer a inscrição prévia pelo site da Prefeitura (link.joinville.sc.gov.br/PasseioNoturno), a partir das 14h de terça-feira (22/9).
Na mesma noite, às 19h, o público poderá participar da atividade “Nas Sombras da Memória”, uma visita guiada pelo Cemitério do Imigrante. A ação utiliza o período noturno como parte da própria experiência de conhecer o patrimônio, que é tombado. A mudança de horário altera a percepção do espaço e cria outra relação com as histórias, personagens e memórias associadas ao local.
Também não há custo para participar, mas as vagas devem ser garantidas por inscrição no site da Prefeitura de Joinville (link.joinville.sc.gov.br/SombrasdaMemoria), a partir das 14h de terça-feira (22/9).