Atual campeã do Carnaval, Unidos pela Diversidade leva reflexão sobre a história de Joinville à avenida

Publicada em 28/01/2026 às 16:38
Relacionado a: Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT

É defendendo o título de atual campeã do Carnaval de Joinville que a Escola de Samba Unidos pela Diversidade entra na avenida em 2026. Afinal, foi ela a grande vencedora do último desfile competitivo realizado na cidade, em 2015. Naquele ano, o tema “Emoções à flor da pele” destacava os sentimentos que nos surpreendem durante a vida. E neste Carnaval, ainda que com outro tema, a escola pretende levar a mesma emoção ao público.

Jean Valério, presidente da agremiação, conta que a Diversidade surgiu como bloco carnavalesco, mas diante da quantidade de foliões reunidos e do encantamento do público com a folia, tornou-se escola em 2011.

“Não estamos em uma comunidade, como a maioria das escolas, estamos dispersos, somos da cidade toda”, brinca.

A Diversidade promete levar emoção à avenida e destaca a união e a força dos participantes. “Vamos completar 15 anos e somos a atual campeã. Temos muita garra, brilho e vamos entrar com energia e alegria”, diz o presidente da escola.

Samba-enredo destaca história de Joinville antes da colonização

Neste ano, a Diversidade traz para a avenida Beira Rio o samba-enredo “Do outro lado do rio”, que reflete sobre a história de Joinville, destacando a contribuição dos indígenas, da população negra e dos luso-brasileiros para o engrandecimento da então Colônia Dona Francisca.

Na estampa da camisa, o mapa das sesmarias mostra as habitações existentes na região antes da chegada dos imigrantes germânicos. “Vamos contar a história antes do período colonial, do povo que já vivia em Joinville, os indígenas, os negros, as famílias tradicionais. Como Joinville não tinha porto, os imigrantes desciam em São Francisco do Sul e os indígenas e negros é que traziam eles nas canoas”, detalha o presidente da escola.

O rio é uma referência ao local que cada grupo habitava naquela época. “Ficaram do outro lado do rio os povos indígenas e quem veio de fora foi acomodado no Centro. Queremos que as pessoas pensem, estudem a história que estamos colocando na avenida”, destaca Jean, que ressalta o enredo feito com base em pesquisas no Arquivo Histórico.

“Quem compôs o enredo foi Rogério Souza Jr, um dos fundadores da escola, com muita pesquisa. É um fato real e queremos despertar o interesse do público”, reforça o presidente. O samba-enredo foi gravado no Rio de Janeiro, com a contribuição de compositores do Carnaval carioca que se basearam na pesquisa feita em Joinville.

Voluntários ajudam a deixar tudo pronto para o grande dia

Com o Expocentro Edmundo Doubrawa transformado em um grande ateliê, cerca de 150 voluntários se revezam durante a semana para dar forma às fantasias que serão usadas no desfile. Sem cobrança pelos acessórios, são os próprios componentes e amigos da escola que produzem tudo de olho no calendário.

“A Diversidade não tem barracão, durante o ano as coisas ficam guardadas em uma sala e o nosso Carnaval é feito no Edmundo Doubrawa. A mágica acontece aqui”, revela Jean. Antes da confecção das fantasias, os pilotos de cada ala são planejados para adiantar as etapas e agilizar a produção. “A hora que vem pra cá, o amor do Carnaval traz todo mundo para ajudar”, complementa.

A poucos dias do desfile, o trabalho é em ritmo acelerado para deixar tudo pronto. “Nosso público sempre espera que a Diversidade brilhe muito e a gente vem com muita alegria, com um tema maravilhoso e um samba chiclete que vai agradar a todos”, finaliza.

Grêmio Recreativo e Cultural Escola de Samba Unidos pela Diversidade

Samba-enredo: “Do outro lado do rio”
Ano de fundação: 2011
Cores: vermelho, amarelo, laranja, azul, verde e violeta (arco-íris)
Cerca de 400 componentes
Duas alegorias
16 alas

Homens e mulheres estão em pé, em espaço externo, e tocam diferentes instrumentos

Homens e mulheres trabalham na confecção de fantasias de carnaval

Fantasias verdes, amarelas e coloridas estão posicionadas no chão de um amplo galpão

 

Compartilhe

Skip to content