Faz pouco tempo que o Natal 2025 terminou em Joinville, mas a Prefeitura e o Instituto Natal já começaram a pensar na próxima edição do evento. E o primeiro passo é ouvir a opinião da comunidade: por isso, a Secretaria de Cultura e Turismo e o Instituto Natal Joinville lançaram uma pesquisa de avaliação aberta à população.
Todos os joinvilenses e visitantes estão convidados a responder o questionário disponível na página do Instagram e no site do Instituto Natal. O objetivo é reunir o máximo de respostas, sugestões e impressões de quem viveu esses dias de magia e diversão na cidade.
“O Natal de Joinville se tornou um dos eventos mais lúdicos, inspiradores e mágicos do nosso calendário e agora queremos que o público contribua dando a sua opinião. As equipes da Prefeitura e do Instituto trabalham juntas o ano todo para fazer este evento e o feedback da comunidade é essencial”, diz o secretário de Cultura e Turismo, Guilherme Gassenferth.
Segundo a presidente do Instituto Natal Joinville, Camila Duarte, quanto mais pessoas acessarem e responderem o questionário, mais dados as equipes terão para fazer o planejamento das próximas edições.
“O Natal de Joinville é feito para as pessoas e a avaliação dos visitantes é muito importante para que possamos melhorar cada vez mais. Com as respostas do questionário, nós saberemos exatamente como os visitantes vivenciaram esses dias mágicos, quais suas preferências e quais ajustes eventuais poderemos fazer no Natal de 2026”, comenta.
Novidades do Natal de Joinville
Em 2025, o Natal de Joinville movimentou o centro da cidade e encantou crianças e adultos. Além das tradicionais atrações e decorações do Circuito de Natal, o evento teve novidades, a começar pelo espetáculo de abertura realizado em duas noites. Cerca de 90 mil pessoas acompanharam a superprodução e o acendimento das luzes da cidade.
Outra atração especial foi o Bosque Encantado – Caminho de Luzes, que transformou o jardim do Museu Nacional de Imigração e Colonização em uma experiência imersiva.
A tecnologia foi outro ponto alto com o lançamento do App do Natal. Por meio do aplicativo, o público acompanhou a programação, acessou o mapa do circuito e participou de uma experiência gamificada com recompensas para quem fez o check-in em todas as atrações.
O Mercado de Natal, na Praça da Bandeira, foi repaginado, assim como a Praça de Alimentação, transformada no Boulevard de Natal. Já a Praça Nereu Ramos se tornou a Praça das Artes, com o Palco Cultural recebendo artistas, escolas e companhias independentes em apresentações gratuitas de música, dança e teatro.