A Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior publicou o edital de ingresso para os interessados em frequentar, em 2026, os cursos da Escola de Artes Fritz Alt, da Escola de Música Villa-Lobos, da Escola Municipal de Ballet e da Escola Municipal de Teatro. As inscrições online ocorrerão entre 15 e 21 de janeiro de 2026. O resultado será divulgado no dia 26 de janeiro. O edital pode ser conferido no site da Prefeitura (link.joinville.sc.gov.br/EditalCasaCultura2026).
A forma de ingresso passa a considerar critérios socioeconômicos, com atenção especial a estudantes de famílias de baixa renda.
“O critério de renda será analisado, respeitando a transparência e a equidade do processo seletivo. Ao considerar a renda familiar no ingresso, damos um passo importante para democratizar o acesso ao ensino”, afirma a diretora de Cultura da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), Gizela Michalichen.
Para 2026, serão oferecidas 1.005 vagas para todas as faixas etárias, com aulas de segunda a sexta-feira, nos períodos matutino, vespertino e noturno. Os candidatos serão classificados por meio da pontuação, ordenada da maior pontuação para a menor, até o preenchimento das vagas disponíveis.
A pontuação do candidato será obtida por meio da soma da pontuação de renda (PR) com a pontuação escolar (PE).
“Esse critério tem como objetivo assegurar um processo seletivo justo e transparente”, explica a gerente da Casa da Cultura, Ana Carolina Maffezzolli Piazera.
No critério de renda, a pontuação será definida de acordo com a renda familiar per capita. Candidatos com renda de até dois salários mínimos per capita receberão 70 pontos. Aqueles com renda de até três salários mínimos per capita receberão 50 pontos. Já candidatos com renda superior a três salários mínimos per capita terão pontuação de 10 pontos.
Em relação ao critério escolar, candidatos que estejam inscritos e cursando o ensino fundamental ou médio em escola pública receberão 30 pontos. Para aqueles que não estejam matriculados em escola pública ou que já tenham concluído o ensino médio, a pontuação atribuída será de 10 pontos. A soma desses critérios resultará na pontuação final utilizada para a classificação dos candidatos no processo seletivo.
Processo de matrícula começa em fevereiro
A partir de 9 de fevereiro, os aprovados para ingressar na Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior serão convocados para apresentar os documentos necessários na secretaria da instituição. O valor da matrícula foi reajustado para R$ 80 e a mensalidade, cobrada de março a dezembro, custará o mesmo valor.
Também ocorreu mudança na concessão de bolsas de estudo. Ao todo, 75 estudantes receberão bolsa integral e 75 conquistarão bolsas de 50%. A classificação será realizada com base na Pontuação do Candidato.
Os candidatos não classificados no número de vagas ofertadas serão incluídos no Cadastro Reserva. A última chamada ocorrerá dia 31 de março.