Natal de Joinville realiza visita guiada com audiodescrição para pessoas com deficiência visual

Publicada em 26/11/2025 às 18:52
Relacionado a: Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT

Como fazer com que a magia natalina chegue, inclusive, a quem não consegue ver as cores e as luzes dessa época? No Natal de Joinville, as pessoas com deficiência visual podem agendar visitas guiadas com audiodescrição pelas atrações do circuito natalino, tornando o evento ainda mais acessível e celebrado por todos.

As visitas guiadas com audiodescrição ocorrem nos dias 30 de novembro e 5 e 13 de dezembro, a partir das 18h, com duração de cerca de duas horas e meia. Cada pessoa com deficiência visual é acompanhada por um voluntário e recebe um aparelho receptor para receber as informações do audiodescritor. A visita é feita em grupos de até 12 pessoas.

“O grupo vai visitando as praças e o audiodescritor passa as informações detalhadas de toda a decoração que compõe cada praça. Aquilo que é possível tocar, o voluntário vai orientar a pessoa cega para que ela possa tocar e assim ter uma maior percepção das decorações”, explica Osmar Pavesi, um dos organizadores da visita guiada com audiodescrição e integrante da Sociedade Cultural Braille.

Visita com audiodescrição percorre o circuito natalino

A visita guiada com audiodescrição começa no Bosque Encantado – Caminho de Luzes, no jardim do Museu Nacional de Imigração e Colonização. A atração é uma experiência composta por diversas intervenções cenográficas e sonoras que revelam as etapas do “processo de fabricação” do Natal.

Depois, o roteiro passa pela Praça Nereu Ramos, transformada na Praça das Artes, com apresentações de dança, música e teatro no Palco Cultural. Na sequência, o grupo visita a Travessa Dr. Norberto Bachmann, onde há a Praça de Alimentação e o Boulevard de Natal.

A próxima parada é o Mercado de Natal, na Praça da Bandeira, onde também está instalado o carrossel. Dali, o grupo se dirige para a Praça Dario Salles, que recebe a Vila do Papai Noel, com atrações como a Casa do Papai Noel, a tradicional árvore natalina e a Estação da Neve, com a tradicional neve artificial.

“Essa possibilidade de tocar a decoração aliada à audiodescrição detalhada da decoração por um audiodescritor faz com que a pessoa cega tenha a real noção de como é essa decoração. E com isso ela acaba participando. Muitas pessoas cegas vão com suas famílias, inclusive filhos. É importante que a pessoa cega saiba como é essa decoração para poder interagir e conversar com os filhos. E tem também a questão do lazer, de participar das comemorações do Natal em Joinville”, explica Osmar.

A última parada é a Pista de Patinação instalada no Ginásio Abel Schulz. Pelo terceiro ano seguido, as pessoas cegas também poderão participar da patinação no gelo no final da visita guiada. “Quem deseja pode ter essa experiência que também é a finalização do passeio. Para muitas pessoas cegas é algo novo, uma experiência diferente”, conta Osmar.

Para realizar a visita guiada com audiodescrição é preciso fazer o agendamento pelo telefone 47 99945-4969, com Osmar Pavesi.

Natal de Joinville promove inclusão e acessibilidade

Acessibilidade e inclusão são pilares do Natal de Joinville. Na Praça Dario Salles, anexo ao Ginásio Abel Schulz, a organização mantém um Espaço de Acomodação Sensorial e acolhimento para receber pessoas com deficiência, gestantes, idosos e lactantes, por exemplo. No local é possível se hidratar, descansar e pegar a fita de identificação que garante acesso preferencial nas atrações.

A partir deste fim de semana, dias 29 e 30 de novembro, quem visitar o Natal de Joinville também vai encontrar nas atrações um QRCode que pode ser escaneado. Ele direciona para a audiodescrição dessas atrações. Esse é mais um recurso para promover acessibilidade.

Além disso, o circuito natalino conta com brinquedos adaptados, visitas guiadas com intérprete de libras e equipes de atendimento capacitadas para orientar esse público.

As visitas guiadas com audiodescrição, intérprete de Libras e equipes treinadas para atendimento especializado renderam ao Natal de Joinville o Troféu Boas Práticas, recebido no Summit Cidades 2023.

“Levar a magia natalina para todos é uma das premissas do Natal de Joinville. A cada ano, avançamos nas questões de inclusão e acessibilidade, com brinquedos adaptados, sala sensorial, visitas guiadas, intérprete de libras e atrações com audiodescrição”, reforça a presidente do Instituto Natal Joinville, Camila Duarte.

Promovido pela Prefeitura de Joinville e realizado pelo Instituto Natal Joinville, o evento conta também com o apoio de entidades e empresas privadas, que acreditam no poder transformador da cultura, do turismo e da tradição.

Compartilhe

Skip to content