Seprot apresenta relatório de ações para os Conselhos Comunitários de Segurança

Publicada em 24/11/2025 às 13:54
Relacionado a: Unidade da Guarda Municipal - SEPROT.UGM, Unidade de Proteção Civil - SEPROT.UPC, Unidade de Segurança Pública - SEPROT.USP, Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública - SEPROT

A Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot) da Prefeitura de Joinville apresentou um balanço das ações realizadas neste ano em reunião com os CONSEGs (Conselhos Comunitários de Segurança) do município.

O balanço trouxe dados dos trabalhos efetuados pela Seprot, Guarda Municipal, Defesa Civil e Departamento de Trânsito (Detrans). Também participaram da apresentação os representantes das comunidades visitadas pelo Comando Itinerante, projeto da Seprot nos bairros de Joinville. O programa está na sua 48ª edição, envolvendo 814 lideranças comunitárias e registrando a participação de 1.443 pessoas nas reuniões.

Também participaram como convidados da apresentação o Comandante Regional da Polícia Militar, coronel Iagã Indalêncio Cota, e o delegado regional da Polícia Civil, Rafaello Ross, que falaram sobre as ações das suas respectivas forças em Joinville, cidade reconhecida como a terceira mais segura do país entre municípios com população entre 500 mil e um milhão de habitantes.

O secretário de Proteção Civil e Segurança Pública, Paulo Rogério Rigo, e o delegado regional da Polícia Civil, Rafaello Ross, receberam condecorações dos CONSEGs durante a reunião.

“A Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública está comprometida em aprimorar a percepção de segurança na comunidade, buscando sempre melhorar a qualidade de vida dos cidadãos de Joinville. Os esforços contínuos no desenvolvimento de projetos e iniciativas garantem que estamos preparados para enfrentar os desafios futuros”, afirma o secretário de Proteção Civil e Segurança Pública, Paulo Rogério Rigo.

Uma das ações apresentadas foi a atuação da Guarda Municipal nas unidades escolares, que inclui monitoramento durante horários de entrada e saída, atividades de mediação de conflitos e palestras educativas para alunos. Foram 13.474 pessoas atendidas por esse trabalho em 2025.

Nas ações de repressão e atendimentos de chamados, a Guarda Municipal atendeu neste ano 3.660 ocorrências para crimes de menor potencial (ameaça, perturbação de sossego) – no ano passado, foram 1.625. Também foram registradas 290 ocorrências relacionadas a furtos, 707 de consumo de drogas e cumpridos 62 mandados de prisão.

A Defesa Civil realizou 749 atendimentos este ano. Além disso, oferece um trabalho de educação e conscientização com as crianças, por meio dos projetos Defesa Civil na Escola e Verão Seguro Projeto Piava. Foram nove escolas municipais atendidas, alcançando 595 crianças.

Neste ano, os agentes do Detrans já atenderam mais de 17 mil ocorrências de fiscalização do cumprimento das normas de trânsito e apoio nos eventos sociais e esportivos realizados nas vias urbanas de Joinville.

O setor de engenharia de trânsito do Detrans investiu mais de R$ 1,8 milhão em obras de sinalização horizontal e mais de R$ 3 milhões em sinalização vertical. De janeiro a outubro deste ano, foram instaladas 2.190 placas. Já a Junta do Serviço Militar, ligada à Seprot, atendeu 7.960 pessoas em 2025.

Grupo de Ação de Ordem Pública

Outra importante ação da Seprot é o Grupo de Ação de Ordem Pública (GAOP), formado com as demais forças de segurança da cidade. O grupo já fez 228 vistorias em comércios de ferro-velho e 493 vistorias em imóveis abandonados. No combate à embriaguez no trânsito, foram abordados quase 400 veículos. Entre outras ações do GAOP, também foram demolidas 24 construções irregulares em Áreas de Preservação Permanente (APP).

O GAOP é coordenado pela Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública, com os efetivos da Polícia Militar, Polícia Civil, Polícia Científica, Guarda Municipal, Detrans e Defesa Civil, além de contar com o apoio essencial das secretarias de Meio Ambiente, Assistência Social, Saúde e Infraestrutura.

Compartilhe

Skip to content