Joinville investe em superprodução com tecnologia de ponta e encanta público de 90 mil pessoas no espetáculo de abertura do Natal

Publicada em 17/11/2025 às 10:45
Relacionado a: Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT

Cerca de 90 mil pessoas acompanharam as apresentações do espetáculo que marcou a abertura oficial do Natal de Joinville durante o fim de semana. O acendimento das luzes, com um show de efeitos especiais que iluminou o céu da cidade, deu início à programação natalina. Nesta edição, serão 51 dias de um grande circuito repleto de atrações gratuitas no Centro da cidade.

A superprodução do espetáculo de abertura chamou a atenção de quem assistiu. Com os olhos atentos e muitas vezes um misto de sentimentos que variava entre a emoção e a alegria, o público vibrou, cantou junto com o coral e se emocionou.

Para o diretor artístico e roteirista do espetáculo, André Gress, a apresentação foi uma superprodução marcada pelo reforço em tecnologia. Ele conta que ouviu comentários de pessoas que sentiram como se estivessem assistindo espetáculos internacionais, em que cada detalhe faz a diferença. E isso tem uma explicação.

É que o Natal de Joinville utilizou uma tecnologia chamada timecode, que combina efeitos especiais como luzes e pirotecnia no momento exato da música. Tudo extremamente planejado e ensaiado para que ocorresse no momento certo, levando o público ao encantamento.

“Este foi um espetáculo desafiador e, ao mesmo tempo, muito gratificante. Como diretor artístico, eu assinei o roteiro e também coordenei toda a equipe criativa — dos arranjos às músicas, das coreografias à forma como cada cena surgia. Nosso objetivo era encantar o público e isso exigiu atenção a cada detalhe”, revela André Gress, que é diretor artístico, conhecido por assinar grandes produções no entretenimento, incluindo espetáculos da Broadway, direção de shows de artistas renomados e grandes eventos nacionais e internacionais.

Outro ponto de destaque é a evolução do Natal de Joinville, que ano a ano tem se aperfeiçoado e entregue ao público experiências cada vez melhores.

“A gente queria transportar o público, não apenas pela música ou pela dança, mas pelo refinamento de como tudo se conecta. É aí que a magia acontece: no jeito como uma narrativa se revela, como um ator surge, como a música conduz a emoção do momento. O Natal de Joinville cresce a cada ano, e essa evolução é sentida na experiência que entregamos. É muito gratificante ver o quanto o Natal de Joinville cresceu desde que cheguei aqui em 2022. Tenho acompanhado a construção desse movimento e é incrível ver como os grupos artísticos da cidade foram ganhando destaque”, afirma Gress.

Neste ano, pela primeira vez, o espetáculo foi apresentado em duas noites. Até então era em uma apresentação única. No sábado e domingo (15 e 16/11), o público se emocionou acompanhando a jornada da menina Francisca e de seus amigos, os já conhecidos personagens joinvilenses Fritz, Chineque e Chimia, em uma missão especial por mundos com características culturais de Joinville, que abordam reflexões sobre fé, amor e união.

Dividido em dois palcos, o espetáculo contou com cerca de 200 pessoas em cena, com as participações do coral do Instituto Arte Maior, da Escola do Teatro Bolshoi e da MOA Companhia de Dança.

A família Cerqueira acompanhou o espetáculo e Alícia, de 10 anos, já está pronta para aproveitar toda a magia do Natal joinvilense. “Eu achei muito legal, bem divertido e tirei fotos. Quero me divertir muito e ver os desfiles”, diz a menina, que já faz planos para curtir a programação com os pais Adailton e Kelly.

Quem também está gostando da programação é Enzo Gabriel Borges, de 8 anos, que está ansioso para ver o Bom Velhinho de novo. “Eu vi a apresentação e é muito legal. Eu vou fazer todas as coisas para brincar, quero ir na pista de patinação e quero ver o Papai Noel mais uma vez”, conta animado.

Praças se transformam em grande circuito natalino

Com o tema “Aqui, a magia ganha vida”, o Natal de Joinville segue até o dia 4 de janeiro, com mais tempo para que as famílias aproveitem as mais de 20 atrações gratuitas do grande circuito natalino, que transforma praças e ruas com a magia do Natal. Nas segundas-feiras, as praças e a fachada da Prefeitura ficam iluminadas. Entre terça-feira e domingo, todas as atrações funcionam, das 17h às 23h.

“Nesta edição, nós estendemos a programação para mais de 50 dias, quase dez dias a mais para que todos possam aproveitar as atrações que são totalmente gratuitas. Queremos que todos tenham uma experiência incrível, unindo o encantamento do Natal e as tradições joinvilenses”, destaca a presidente do Instituto Natal Joinville, Camila Duarte.

O prefeito Adriano Silva reforça o convite. “O Natal de Joinville traz atrações para todas as idades. É uma festa feita pelo joinvilense e para o joinvilense, então o nosso convite é para que as famílias venham e aproveitem, se divirtam e vivam momentos juntos, que vão ficar na memória”, convida o prefeito.

O motoboy Cláudio Mariano, que é de Pernambuco e mora em Joinville há três anos, já começou a aproveitar a programação com a esposa e os dois filhos. “Onde você coloca o pé, é cada coisa melhor que a outra. Nunca vi, em quatro estados que já morei, uma cidade para caprichar tanto como essa aqui. Quem vier para cá, vai amar”, destaca.

Durante a programação, as praças Dario Salles, da Bandeira e Nereu Ramos recebem diversas atividades, como o carrossel, o Palco Cultural, a Casa do Papai Noel e a estação da neve, além da Feira e do Mercado de Natal, ideais para quem quer levar um pedacinho do Natal de Joinville para casa.

Entre as atrações já conhecidas e esperadas pelo público está a Pista de Patinação no Ginásio Abel Schulz, que promete muita diversão para crianças e adultos. A professora Vanessa de Jesus, que aproveitou o espetáculo de abertura com o marido e os filhos, já está de olho na atração. “Os meninos querem participar da patinação, então a gente vai tentar uma vaguinha para eles brincarem”, fala.

O filho dela, Luiz Emanuel, de 14 anos, aproveitou a pista no ano passado e quer repetir a experiência. “Achei muito incrível. Não é muito difícil, depois de uns minutos você pega o jeito. No começo toma uns tombos, mas é bem tranquilo”, diz.

Os Desfiles de Natal também vão encantar o público novamente em seis edições, nos dias 21, 22, 28 e 29 de novembro e 5 e 6 de dezembro, às 20h, na rua Rio Branco. Além disso, o Bosque Encantado – Caminho de Luzes no Museu Nacional de Imigração e Colonização é uma das novidades desta edição, com intervenções cenográficas e sonoras que revelam as etapas do “processo de fabricação” do Natal.

Promovido pela Prefeitura de Joinville e realizado pelo Instituto Natal Joinville, o evento conta também com o apoio de entidades e empresas privadas, que acreditam no poder transformador da cultura, do turismo e da tradição.

Cena do espetáculo de Natal mostra jacaré Fritz e outros personagens em pé, contracenando no palco

Dezenas de pessoas sorriem em pé no palco, em frente à prédio da Prefeitura iluminado

Imagem aérea mostra carrossel iluminado com centenas de pessoas ao redor

Compartilhe

Skip to content