Mutirão de combate à pichação mobiliza voluntários, lideranças e empresários em Joinville

Publicada em 15/11/2025 às 22:32
Relacionado a: Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - SDE

Joinville deu mais um importante passo nas ações de combate à pichação com a realização de um mutirão. Neste sábado (15/11), o prefeito Adriano Silva, a vice-prefeita Rejane Gambin, o empresário Luciano Hang, servidores da Prefeitura de Joinville, integrantes do 62º Batalhão de Infantaria do Exército e voluntários se reuniram para limpar e pintar imóveis públicos e particulares no centro da cidade.

No início da manhã, o grupo se reuniu na Praça da Biblioteca Pública Prefeito Rolf Colin. Após serem recepcionados, cada grupo se dirigiu a um dos pontos que estava mapeado para a realização da atividade. Foram pintadas fachadas, paredes, portas e estruturas que servem como pontos de espera para redes de fiação.

“Eu quero agradecer a todos os voluntários, ao Luciano Hang que veio a Joinville acompanhar o mutirão. Agradecer as pessoas que usaram o aplicativo da Prefeitura para informar onde estavam as pichações e assim criamos o mapa de calor para sabermos onde estão as pichações. Aos proprietários que estão se envolvendo. Essa união da sociedade reforça o sentimento de pertencimento e comprometimento para que a baderna não tome conta. Para que a gente possa efetivamente ter uma cidade bonita”, reforça o prefeito Adriano Silva.

O empresário Luciano Hang elogiou a iniciativa e, além de colocar a mão na massa auxiliando com a pintura em alguns pontos ao lado do prefeito Adriano e da vice Rejane, afirmou que a ação serve de inspiração a outros municípios brasileiros.

“Quero parabenizar o prefeito, porque esse tipo de ação vai fazer com que outros prefeitos no Brasil todo comecem a agir. Nós precisamos deixar as cidades, principalmente os centros, voltarem para a população. A cidade pichada é uma cidade sem dono. E tudo começa com limpeza e organização. Aliás, eu coloquei recentemente um vídeo de vocês pintando edifícios históricos e deu uma repercussão muito grande. Eu acho que Joinville tá dando esse passo importante para mudar a mentalidade das pessoas”, ressalta Hang.

Transformar as áreas públicas em espaços mais acolhedores é uma das principais ações desenvolvidas pela Prefeitura de Joinville. Um dos exemplos é o programa Joinville Mais Bonita, que revitaliza praças, parques, canteiros e rotatórias e tem o olhar atento da vice-prefeita Rejane Gambin.

“Esse é um trabalho que começamos no primeiro dia da gestão, que é devolver para Joinville uma cidade bem cuidada. O Joinville Mais Bonita já vem fazendo esse trabalho de devolver o orgulho para o joinvilense e agora ampliamos com a campanha Joinville é a Nossa Casa. Ou seja, precisamos cuidar e também denunciar quando alguém estiver fazendo algum tipo de dano ao patrimônio público, pichando, quebrando uma lixeira. E especialmente, todos nós precisamos cuidar do que é nosso.

Um legado de entrega para Joinville

Dezenas de voluntários reservaram o sábado para fazer o bem por Joinville. Mas um deles em especial já tem essa atitude como rotina há, pelo menos, sete anos. É o caso do pastor Roberto Galon, da Comunidade Cristã Siloé.

Nas primeiras horas da manhã, ele já estava organizando os voluntários, também com tinta nos pincéis, para dar continuidade à pintura da fachada de dois prédios onde os trabalhos precisavam ser concluídos. Um fica na rua 9 de Março e outro na esquina das ruas do Príncipe e XV de Novembro.

O pastor conta que, para mobilizar os voluntários, contou com a ajuda da equipe de comunicação da Comunidade, que preparou materiais convidando para o mutirão.

“Criamos uma arte específica para o mutirão, divulgamos nos grupos, redes sociais, mobilizando pessoas fora da comunidade que também tenho contato e atraindo cada vez mais. E hoje todos os voluntários estão aqui servindo com muita alegria nossa cidade”, conta o pastor.

Como forma de incentivar que cada vez mais pessoas participem de ações como esta, Roberto Galon, destaca que os benefícios da iniciativa são sentidos por todos.

“É uma alegria muito grande ver essa mobilização social porque as pessoas realmente estão entendendo que a cidade de Joinville é nossa e tudo aquilo que nós pudermos fazer para melhorar esteticamente a nossa cidade, nós, enquanto cidadãos, devemos fazer. E quanto mais pessoas abraçarem a causa, mais bonita Joinville fica e todos ficam felizes, todos saem ganhando com isso”, destaca o pastor.

O Mutirão de Combate à Pichação foi viabilizado com a doação de materiais provenientes da Associação dos Comerciantes de Material de Construção (Acomac), Associação de Proprietários da Área Central de Joinville (Apac), Tigre, Durín Tintas, Resicolor Tintas e Supermercado Hipermais.

A ação faz parte da campanha “Joinville é a nossa casa”, que busca mobilizar os moradores para mapear e atuar na pintura de imóveis pichados, resultando em cuidado e embelezamento da cidade.

Campanha Joinville é a nossa casa continua

A campanha Joinville é nossa casa foi lançada pela Prefeitura de Joinville, com apoio do Conselho de Entidades. No site joinville.sc.gov.br/nossacasa há informações sobre como continuar auxiliando nesse processo.

Para combater as pichações, a Prefeitura de Joinville incentiva que as pessoas auxiliem no mapeamento dessas áreas, por meio do aplicativo Joinville Fácil. A revitalização de áreas públicas é feita pelas equipes da própria Prefeitura de Joinville, enquanto os imóveis particulares são pintados com o auxílio de voluntários, desde que tenham a concordância dos proprietários.

Para doar materiais, a recomendação é entrar em contato diretamente com a Acomac, pelo telefone ou WhatsApp (47) 3435-0660.

Dois homens estão com pincéis das mãos e passam o acessório com tinta amarela em uma porta

Mulher e menina pintam juntas uma porta

Compartilhe

Skip to content