Este final de semana será marcado pela chegada da magia do Natal em Joinville. Afinal, nos dias 15 e 16 de novembro, sábado e domingo, a cidade recebe o espetáculo de abertura do Natal, uma apresentação com cerca de 200 pessoas em cena que promete emocionar o público a partir das 19h30, em frente à Prefeitura.
O espetáculo conta a história de Francisca, uma menina sonhadora de 12 anos que recebe do Papai Noel a missão de percorrer mundos encantados para reunir partes de uma chave mágica. Com a ajuda de Fritz, Chineque e Chimia, personagens já conhecidos do Natal joinvilense, ela percorre uma jornada cheia de emoção e com a cara de Joinville.
“É um Natal que traz a magia de Joinville, feito para a cidade e para que quem visita possa conhecer essa cultura”, destaca o diretor artístico André Gress, que atua em produções da Broadway e dirige os espetáculos natalinos de Joinville desde 2022.
A apresentação conta com a participação do coral do Instituto Arte Maior e dos bailarinos da Escola do Teatro Bolshoi e da MOA Companhia de Dança, além de efeitos especiais.
“Este é um espetáculo pensado com muito carinho, combinando as tradições do Natal à cultura joinvilense. Temos certeza que o público vai se encantar com a história de Francisca e sua turma e convidamos todos a participar e trazer a sua família para acompanhar essa grande apresentação”, destaca o secretário de Cultura e Turismo, Guilherme Gassenferth.
O público poderá acompanhar tudo em frente à prefeitura, onde também haverá telões posicionados na fachada e próximo ao monumento “A Barca” transmitindo o espetáculo, inclusive com tradução em Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Além disso, haverá uma área exclusiva para pessoas com deficiência nas proximidades do Joinville Tênis Clube. O espaço vai contar com uma intérprete de Libras nos dois dias e com o serviço de audiodescrição no domingo, com o uso de fones de ouvido, para promover inclusão e acessibilidade.
“Neste ano nós dividimos a abertura do Natal em duas noites para que quem não possa vir em um dia, venha no outro. O espetáculo é totalmente aberto ao público e há uma preocupação com a inclusão e a acessibilidade. Por isso, ele conta com intérprete de libras e audiodescrição para que as pessoas cegas possam acompanhar a apresentação com a descrição de todo o cenário”, explica Guilherme.
Já para garantir a segurança durante o evento, as margens do rio Cachoeira serão cercadas e as forças de segurança vão atuar de forma integrada. Profissionais da saúde e bombeiros voluntários também estarão a postos em uma tenda próxima à Ponte Azul.
Além disso, banheiros químicos serão instalados em diferentes locais nas imediações do evento.
Promovido pela Prefeitura de Joinville e realizado pelo Instituto Natal Joinville, o evento conta também com o apoio de entidades e empresas privadas, que acreditam no poder transformador da cultura, do turismo e da tradição.
Como fica o trânsito na região Central de Joinville
No sábado e domingo (15 e 16/11), algumas vias serão interditadas total ou parcialmente para oferecer segurança e comodidade ao que vai assistir ao espetáculo.
A avenida Hermann August Lepper, em frente à Prefeitura, será interditada parcialmente do período da manhã até as 14h, quando a interdição passa a ser total. A partir das 16h, as ruas ao redor da Prefeitura serão fechadas, para garantir a segurança do público.
Neste período, quem trafega pela rua Prefeito Helmuth Fallgatter, sentido Centro, não poderá seguir à direita pela rua Aubé, poderá somente convergir à esquerda, na Aubé, sentido bairro Boa Vista e Ponte Albertinho Bornschein.
Também não será permitido o trânsito de veículos na rua Rio Branco, entre as ruas 3 de Maio e 9 de Março.
Nos dois dias, no horário do evento, os ônibus do transporte coletivo vão circular no corredor da rua 9 de Março, sentido Terminal Central, e a saída dos ônibus será pelas ruas Princesa Isabel e Dona Francisca.
O Departamento de Trânsito (Detrans) recomenda que os motoristas utilizem as ruas São Paulo e João Colin para os deslocamentos sentido Sul/Norte e as ruas Blumenau e Marquês de Olinda para o sentido Norte/Sul, evitando a rua Urussanga e a avenida José Vieira.
O Detrans também orienta que o público dê prioridade ao transporte coletivo, táxis ou aplicativos de corrida para o deslocamento até as imediações da Prefeitura.