Artistas se reúnem para os últimos ensaios antes do grande espetáculo de abertura do Natal de Joinville

Publicada em 12/11/2025 às 16:55
Relacionado a: Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT

Um ajuste aqui, outro ali e assim nasce um grande espetáculo. A poucos dias do início do Natal de Joinville, mais de 200 pessoas se reúnem nos últimos preparativos para o grande espetáculo de abertura que vai reunir milhares de pessoas em frente à Prefeitura nos dias 15 e 16 de novembro, a partir das 19h30.

O diretor artístico da apresentação, André Gress, explica que nesta semana todos os artistas envolvidos ensaiam juntos após meses de ensaios individuais. A montagem conta com a participação da Escola do Teatro Bolshoi, da MOA Companhia de Dança e do Instituto Arte Maior, unindo dança, coral e efeitos especiais.

“É um processo muito divertido porque nós fomos unindo as peças desse quebra-cabeça durante os outros ensaios. É muito legal chegar nesse momento em que começamos a ver os figurinos ficando prontos e as engrenagens se encaixando para fazer isso rodar e contar essa história”, diz André.

Ainda nesta semana, os participantes do espetáculo se reúnem outras três vezes em ensaios para rever os últimos detalhes antes do grande dia.

Espetáculo tem tempero joinvilense e apresentação em dois palcos

O espetáculo de abertura do Natal de Joinville reúne mais de 200 pessoas em cena em uma apresentação que combina música, dança e efeitos especiais em dois palcos posicionados em frente à Prefeitura. E a magia natalina ganha tempero joinvilense com personagens já tradicionais e conhecidos do público, como o jacaré Fritz e a dupla de duendes Chineque e Chimia.

O enredo conta a história de Francisca, uma menina sonhadora de 12 anos que recebe do Papai Noel a missão de percorrer mundos encantados para reunir partes de uma chave mágica. Com Fritz, Chineque e Chimia como seus companheiros, ela percorre os mundos das flores, artes, delícias e bicicletas, em uma jornada que tem tudo a ver com Joinville e permite a reflexão sobre valores como fé, amor e união.

“É um Natal que traz a magia de Joinville, feito para a cidade e para que quem visita possa conhecer essa cultura”, destaca o diretor artístico. Além das apresentações de dança e dos efeitos especiais, a música promete ser um dos destaques da apresentação, combinando canções tradicionais natalinas e sucessos brasileiros.

“É um espetáculo de Natal caloroso, amoroso, que encanta não só pela história, mas pela mensagem e tradição que cresceu durante esses anos em Joinville e que vai encantar as famílias”, conta André. As duas noites de abertura do Natal de Joinville são gratuitas e abertas ao público.

Promovido pela Prefeitura de Joinville e realizado pelo Instituto Natal Joinville, o evento conta também com o apoio de entidades e empresas privadas, que acreditam no poder transformador da cultura, do turismo e da tradição.

Compartilhe

Skip to content