Selo O Farol é entregue para projetos culturais, sociais e esportivos de Joinville

Publicada em 07/11/2025 às 08:25
Relacionado a: O Farol, Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação - SDE

Mais 11 projetos culturais, sociais e esportivos de Joinville foram contemplados com o Selo O Farol, que reconhece iniciativas de impacto social e promove visibilidade aos proponentes, contribuindo para a captação de recursos e desenvolvimento das ações. A cerimônia de entrega dos selos foi realizada na tarde desta quinta-feira (6/11), no prédio do O Farol.

“O Selo O Farol é mais uma ferramenta que o projeto O Farol trouxe para o terceiro setor. Com ele, nós certificamos os projetos inscritos para que possam buscar patrocinadores e investidores a fim de que as ações se tornem realidade”, explica William Escher, secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação de Joinville.

Com os 11 novos projetos certificados nesta semana, já são 216 as ações que receberam o Selo, entre elas, 112 iniciativas culturais, 61 sociais e 43 esportivas.

“Todo tipo de projeto pode buscar o selo, desde a ideação, para auxiliar a escrevê-lo, até projetos maduros, que já estão buscando apoio financeiro”, destaca William. A inscrição ocorre de forma permanente, com mentorias e capacitações que promovem auxílio na escrita dos projetos e captação de recursos.

Reconhecimento a projetos com impacto social

O Selo O Farol reconhece projetos com capacidade de execução e que promovem impacto social para fazer a diferença na cidade. Um exemplo é o projeto “Olha o Boi na Educação Infantil”, contemplado com o Selo nesta edição.

“É um complemento do projeto que já aplicamos em 2025, que se chama 25 anos do Boi de Inclusão, que prevê apresentações em Centros de Educação Infantil, com a história adaptada para as crianças menores”, conta o escritor infantil Valério Mattos, que trabalha com a temática do Boi de Mamão há mais de 20 anos.

Valério e sua equipe também receberam o Selo para o projeto A Centopeia de Rodinhas, que propõe a inclusão a partir da contação de histórias infantis. “O selo é de uma importância fundamental. A gente já trabalha há tantos anos com a contação de histórias e, agora, consegue um reconhecimento da Prefeitura de Joinville”, comemora.

A lista com todas as iniciativas que já receberam o Selo, assim como as orientações para fazer a inscrição, estão disponíveis na página do Selo O Farol.

Empresas e pessoas interessadas em apoiar os projetos podem destinar parte do Imposto de Renda, do ICMS Estadual ou do ISSQN e IPTU Municipais para projetos aprovados em Leis de Incentivo com execução em Joinville.

Confira a lista dos projetos contemplados com o Selo O Farol

Projeto: I Campeonato Interestadual de Wushu Sanda Região Sul
Proponente: Everton Steinbach

Projeto: Terraplanagem para Instituto Sempre com Você
Proponente: Andreia Nunes

Projeto: ESO CODE – Expansão Sensorial e Observação de Código
Proponente: Isabelle Gonçalves Plothow

Projeto: Festival Viking
Proponente: Capital Criativo (Soraia Silva)

Projeto: Olha o Boi na Educação Infantil
Proponente: Bernadéte Costa

Projeto: Schwanke, Poética em Preservação
Proponente: Maria Regina Schwanke Schroeder

Projeto: Tech Girls
Proponente: Instituto Ecotech (Gisele Lasserre)

Projeto: A Centopeia de Rodinhas
Proponente: Elizabeth Fontes

Projeto: Rabecas
Proponente: Vila Escola Relicário (Alberto da Silva)

Projeto: Xperience Urban Dance
Proponente: Jonathan Fagundes Ferreira

Projeto: Festival Literário de Santa Catarina
Proponente: Fernanda Brandão

Compartilhe

Skip to content