A Festa do Tiro “Rei dos Reis e Rainha das Rainhas”, organizada pela Associação Joinvilense de Tiro ao Alvo (AJTA), chega à 32ª edição no próximo final de semana (8 e 9/11). O evento anual promove a confraternização entre os atiradores, celebrando as raízes do tiro ao alvo esportivo, que é patrimônio imaterial de Joinville.
“A festa preserva as tradições germânicas trazidas pelos imigrantes e valoriza o tiro, a música, as danças e a gastronomia típica. Fortalece a cultura, promove a integração entre gerações e mantém viva a memória histórica da colonização de Joinville”, afirma Hilário Vollmann, organizador do evento e representante da associação.
O evento começa no sábado (8/11), às 19h, com a recepção das sociedades de tiro e a cerimônia de abertura no Recanto Santa Catarina. Em seguida, ocorrem as premiações das categorias individual e por equipe. O baile com música ao vivo tem início às 21h e, à meia-noite, serão anunciados os integrantes da realeza dessa edição.
Já no domingo (9/11), a partir das 10h, iniciam as atividades na Sociedade Cruzeiro Joinvilense com tiro ao alvo, apresentações culturais, música ao vivo, exposições e gastronomia típica. A apresentação da realeza de tiro ao alvo de 2025 acontece às 17h. Haverá duas premiações dos atiradores, uma às 12h e outra às 19h.
A 32ª Festa do Tiro “Rei dos Reis e Rainha das Rainhas” é uma realização da Associação Joinvilense de Tiro ao Alvo com apoio da Secretaria de Cultura e Turismo e foi contemplada pelo edital do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (Simdec) da Prefeitura de Joinville. O evento tem entrada gratuita e a programação completa está disponível no Instagram da AJTA (@ajtajoinville).
Tiro ao alvo esportivo é patrimônio imaterial de Joinville
Desde 2022, a prática de tiro ao alvo esportivo é patrimônio imaterial de Joinville, garantindo o status às sociedades de tiro integrantes da Associação Joinvilense de Tiro ao Alvo. “Este reconhecimento protege uma tradição esportiva, social e cultural com raízes históricas”, destaca Hilário Vollmann.
O registro reconhece a importância histórica da atividade, que teve a primeira sociedade fundada na cidade em 1855, como herança cultural trazida pelos imigrantes alemães. As associações, além de promoverem a prática esportiva, funcionam como centros de convivência e preservação dos costumes de muitas comunidades.
Segundo Vollmann, a Festa do Tiro é uma combinação única entre competição esportiva e celebração cultural. “O evento reúne música, dança, trajes típicos e culinária alemã, garantindo uma experiência incrível que celebra as origens germânicas”, completa.
Programação da 32ª Festa Rei dos Reis e Rainha das Rainhas do Tiro ao Alvo
Sábado (8/11)
Recanto Santa Catarina (Salão do Rocha)
Rua Santa Catarina, 9.657 – Itinga
19h – Recepção das sociedades
19h30 – Cerimonial de abertura
20h30 – Premiação Individual e Equipes
21h – Baile com Os Fantásticos
0h – Anúncio da nova Realeza
0h30 – Baile com Os Fantásticos
Domingo (9/11)
Sociedade Cruzeiro Joinvilense
Rua Dr. Sehrwald, 329 – Atiradores
10h – Cerimonial e início do Tiro ao Alvo
10h – Comidas típicas, bebidas, exposição e feira
10h30 – Apresentação do Grupo de Bandoneon
11h30 – Premiação do Tiro ao Alvo
12h30 – Banda Irmãos Reinert
15h – Apresentação da Realeza do Tiro ao Alvo 2025
15h30 – Grupo Flash Mania (passinho alemão)
16h – Musical Radoll
19h – Premiação do Tiro ao Alvo