Festival Catarinense de Aves destaca o potencial de Joinville na observação e atrai especialistas na área

Publicada em 03/10/2025 às 10:59
Relacionado a: Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT

Começou na quinta-feira (2/10) e segue até domingo (5/10) o primeiro Festival Catarinense de Aves, evento que reúne entusiastas da avifauna, fotógrafos da natureza e admiradores de todas as idades para celebrar a rica biodiversidade da região de Joinville.

Com uma programação que oferece saídas guiadas para observação de aves, palestras, oficinas, exposições fotográficas e atividades educativas, o festival é realizado no Ágora Tech Park, mas inclui atividades externas em diferentes pontos, como o Parque Caieira, Piraí, Estrada Rio do Julho, Morro do Amaral e a ETE Jarivatuba, onde recentemente a Secretaria de Cultura e Turismo (Secult) instalou pontos de observação.

“A vocação de Joinville para a observação de aves se dá pelo registro de 489 espécies devido a sua geografia. Este é um turismo qualificado, que agrega valor e agora virou uma política pública de turismo”, destaca o prefeito Adriano Silva.

Após a cerimônia de abertura do festival, uma mesa-redonda sobre a preservação da avifauna foi mediada pelo presidente do Clube de Observadores de Aves (COA) de Joinville, Alexandre Grose, com a participação de autoridades no assunto como debatedores.

“Temos uma rica diversidade aqui e encontramos espécies como a coruja-preta, que corre risco de extinção, e o guará, que já esteve ameaçado de extinção, mas tem populações se restabelecendo e tornando-se mais estáveis, especialmente em Joinville”, afirma Alexandre, que é biólogo.

Já o secretário da Secult, Guilherme Gassenferth, participou do painel sobre “Turismo e Empreendedorismo com a Observação de Aves”. Segundo ele, somente neste ano, a cidade já recebeu turistas de seis países, além de muitos brasileiros, que vieram exclusivamente para observar aves.

“Temos rede hoteleira pronta para receber turistas estrangeiros e somos uma cidade segura, além de contar com quase 500 espécies de aves registradas. Assim, com eventos como este, estamos desenvolvendo o turismo de observação”, afirma.

Festival Catarinense de Aves promove programação gratuita para todos os públicos

As atrações do Festival Catarinense de Aves são gratuitas, mas algumas atividades exigem inscrição prévia devido ao limite de vagas. A programação completa está disponível na página do Festival de Aves 2025, por onde também é possível se inscrever.

O festival tem expectativa de receber cerca de 500 participantes entre amantes da observação de pássaros, fotógrafos, estudantes, iniciantes nesse universo e famílias. No sábado, aliás, foram programadas atividades especiais para as crianças.

O Festival Catarinense de Aves é organizado pela Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), pelo Joinville e Região Convention & Visitors Bureau e pelo Clube de Observadores de Aves (COA) de Joinville, com patrocínio do Ágora Tech Park.

Compartilhe

Skip to content