Neste sábado (23), o Departamento de Trânsito (Detrans) da Prefeitura de Joinville vai instalar semáforos adaptativos no cruzamento das ruas Anita Garibaldi, Independência e Copacabana. Durante a ação, o trecho terá interdições.
Das 8h30 às 12h, a interdição será na rua da Independência, esquina com a rua Anita Garibaldi. Os motoristas que trafegam pela rua da Independência e desejam seguir pela rua Anita Garibaldi, sentido BR-101, podem realizar o desvio pela rua Carlos Ritzmann e depois pela rua João Enterlein. Sentido Centro, o desvio é pela rua Max Heiden.
A rua Anita Garibaldi, nesse cruzamento, estará com a pista de quem segue sentido Centro interditada. O desvio pode ser feito pela rua João Enterlein. A pista de quem trafega na rua Anita Garibaldi sentido BR-101 não terá interdição.
E das 13h30 às 18h estará interditada a esquina da rua Anita Garibaldi com a rua Copacabana. Quem vem da rua Copacabana poderá convergir à esquerda na rua Anita Garibaldi, sentido BR-101.
Em caso de chuva, os trabalhos serão adiados. A operação do semáforo inteligente inicia após todo o processo de regulagem do equipamento. Por isso, ainda não é possível divulgar a data em que o sistema adaptativo entra em operação.
“As intervenções fazem parte da modernização do sistema semafórico da cidade, garantindo mais eficiência e segurança para o trânsito”, afirma o gerente de operações do Detrans, Cesar Daniel.
Também conhecidos como semáforos inteligentes, os equipamentos ajustam os ciclos e estágios dos sinais e alteram os tempos automaticamente, de acordo com o volume de tráfego captado pelas câmeras, melhorando o fluxo de veículos.
Segundo dados do Detrans, os locais onde já foram instalados semáforos adaptativos apresentaram uma melhora de aproximadamente 30% no fluxo de trânsito.
Em julho, o Detrans começou a instalar novos semáforos adaptativos e câmeras em 10 cruzamentos estratégicos da cidade. A primeira ordem de serviço contempla 35 câmeras. O investimento é de cerca de R$ 2,7 milhões.
Operação inteligente
O equipamento funciona da seguinte forma: em cada semáforo do cruzamento é instalada uma câmera que faz o monitoramento em tempo real do fluxo de veículos das vias principal e secundária. As informações são enviadas para um controlador semafórico adaptativo, que faz a leitura dos dados e determina o tempo de abertura dos semáforos.
Atualmente, nos demais pontos da cidade, os tempos dos semáforos são fixos, com programação que pode variar de acordo com o dia e horário, também considerando o fluxo de veículos.