Joinville e a cidade de Lucca, na Itália, agora são Cidades-irmãs. A cerimônia em que as prefeituras assinaram o acordo ocorreu nesta quarta-feira (6), no auditório do Ágora Tech Park, no Perini Business Park. Na ocasião, Joinville também homenageou um dos mais ilustres cidadãos da cidade italiana, o empresário Fabio Perini, fundador do Perini Business Park, com a Medalha do Mérito Princesa Dona Francisca.
Durante o evento, o prefeito Adriano Silva e o prefeito de Lucca Mario Pardini assinaram o Protocolo de Intenções de Cidades-Irmãs, que representa o início do “gemellaggio”, ou seja, a relação de irmandade entre as duas cidades.
A nova Cidade-Irmã de Joinville, Lucca, está localizada na região da Toscana e possui aproximadamente 90 mil habitantes. Assim como Joinville, também se destaca por sua indústria, desenvolvimento econômico, cultura e turismo.
Na área cultural, uma das atrações é o Dance Meeting, um festival anual de dança. Lucca também é terra natal do Maestro Giacomo Puccini, um dos maiores do mundo. Do ponto de vista econômico, Lucca e sua província possuem 38 mil empresas, com destaque para as indústrias de papel e construção civil. Além disso, é sede da empresa Fabio Perini, fundada há mais de 60 anos, e líder como fornecedora de máquinas em nível internacional.
“Vendo os festivais, a cultura e a indústria percebemos que já nascemos irmãs. Temos a responsabilidade de fazer com que essa irmandade se torne uma troca constante de cultura e de tecnologia. Nós temos muitas famílias descendentes de italiano em Joinville e agora a gente faz um elo cultural e tecnológico com essa cidade que está umbilicalmente ligada com Joinville. Existem cinco empresas italianas, da cidade de Lucca, instaladas hoje em Joinville”, detalha o prefeito de Joinville, Adriano Silva.
Programa Cidades-Irmãs
A principal finalidade do Programa Cidades-Irmãs, instituído pela Lei nº 9.826, é promover ações que busquem integrar e divulgar o município a diversas cidades, regiões e países, no sentido de proporcionar aos cidadãos e empresas oportunidades de integração e intercâmbio educacional, cultural e econômico, além de fortalecer e divulgar o nome da cidade de Joinville em âmbito estadual, regional, nacional e internacional.
“Para nós é muito importante esse programa porque para crescer é necessário conhecimento. Joinville tem muitas coisas em comum com a cidade de Lucca, principalmente a cultura e as empresas. É interessante fazer novos processos de Cidades-Irmãs. Nós temos seis, e esse é o primeiro com o Brasil”, conta o prefeito de Lucca, Mario Pardini.
“Vamos compartilhar valores, experiências, cases que acontecem em cada uma das cidades. O programa tem por missão criar conexões nas esferas de cultura, educação, finanças, desenvolvimento econômico e vai gerar benefícios para cidadãos de Lucca e de Joinville”, afirma o secretário de Desenvolvimento Econômico e Inovação, William Escher.
O secretário de Cultura e Turismo de Joinville, Guilherme Gassenferth, que esteve em Lucca, contou aos participantes do evento sobre as semelhanças que encontrou ao visitar a cidade.
“Lucca é a cidade com o segundo maior evento de comics, cultura pop e games do mundo. E nós temos aqui, o maior do Sul do Brasil, da mesma categoria. Eles têm um encontro de dança, e nós temos o maior Festival de Dança do mundo. Lucca é uma cidade cheia de bicicletas e cheia de flores. As ligações entre as nossas cidades vão se mostrando cada vez mais frequentes. Cada vez mais faz sentido que nós possamos conduzir essa relação entre as cidades. Tenho certeza que será um convênio muito bem executado, tanto da parte de Lucca, quanto seguramente da parte de Joinville”, reforça Guilherme.
Joinville tinha até então seis Cidades-Irmãs: Schaffhausen, na Suíça; Chesapeake, nos Estados Unidos; Joinville-le-Pont, na França; Spišská Nová Ves, na Eslováquia; Langenhagen, na Alemanha; e Zhengzhou, na China.
Fabio Perini é condecorado com a Medalha Dona Francisca pela contribuição com o desenvolvimento de Joinville
A Medalha Dona Francisca é entregue para pessoas ou entidades que engrandecem o nome de Joinville em diversas áreas de atuação. Ao estabelecer a sua irmandade com Lucca, Joinville também homenageou um dos mais ilustres filhos da cidade italiana, o empresário Fabio Perini, com a Medalha do Mérito Princesa Dona Francisca.
O prefeito Adriano Silva e o condecorado assinaram o livro de registro que oficializa a entrega da maior honraria concedida pelo município de Joinville a uma personalidade ou instituição.
“Sempre tive grande satisfação no Brasil. Escolhi a cidade de Joinville há muitos anos, porque aqui encontrei discrição, dedicação ao trabalho e senso de sacrifício”, comenta Fabio Perini.
Apaixonado pelo Brasil e por Joinville, o visionário Fabio Perini, nasceu na província de Lucca e tem 85 anos. Ele iniciou sua trajetória como inventor aos 17 anos, criando uma máquina para ajustar feltros de equipamentos papeleiros a partir do câmbio de uma motocicleta Vespa. O homenageado é responsável por cerca de cem patentes e transformou a cidade de Lucca na capital mundial do papel tissue.
“Fabio fez esse investimento aqui em Joinville. O Perini Business Park é um empreendimento que traz muitos recursos e muitos resultados para a cidade. Muitas empresas decidiram vir para o Brasil e se instalaram em Joinville por nós termos esse parque aqui na cidade. O Fabio Perini fez esse grande legado para a nossa cidade. Queremos homenagear alguém que fez e faz diferença na vida de milhares de joinvilenses. O parque gera milhares de oportunidades de emprego e coloca Joinville no mapa como uma das melhores cidades para se empreender porque temos esse equipamento montado e com grande facilidade de construção e montagem de empresas”, ressalta o prefeito de Joinville.
A filha de Fabio Perini, Eva Perini, destaca a capacidade do pai em transformar sonho em realidade.
“Podemos descrever meu pai como um grande empreendedor, um visionário que demonstrou e continua demonstrando uma extraordinária capacidade de transformar as suas ideias, os seus sonhos em realidade. Para mim, meu pai foi e é o meu norte. Ele é um exemplo para mim, para meus irmãos e meu filho, de valores morais pela família e pelo trabalho”, conclui Eva.
Em Joinville, o empreendedorismo de Perini resultou na inauguração, em 2001, do maior parque empresarial multissetorial da América do Sul, o Perini Business Park. O local, com 2,8 milhões de metros quadrados de área, abriga no Distrito Industrial de Joinville mais de 300 empresas nacionais e internacionais, de 15 nacionalidades.
“Esse empreendimento tem ajudado a desenvolver de fato nossa cidade. Fábio Perini apostou, lá atrás em Joinville, acreditou no nosso povo e na nossa cultura”, diz Adriano.
“Desde que eu o conheço ele é uma pessoa inventiva. Com 65 anos de idade ele começou a desenhar em AutoCAD (um software para a criação de projetos). E toda vez que vou a sua casa ele está fazendo um projeto novo. É impressionante que ele não para de fazer coisas novas”, conta Marcelo Hack, CEO do Perini Group America Latina.
O Perini Business Park é um importante polo gerador de emprego, renda e desenvolvimento econômico e tecnológico no maior município catarinense.
“O que ele fez em Joinville, de ter feito um parque para locações, com um conceito que nem na Europa existe, e transformar isso no maior parque industrial da América do Sul, mostra o quão grande é a sua visão em relação aos negócios”, detalha Marcelo.
Desde que a Medalha do Mérito Princesa Dona Francisca foi criada em 1999, por meio da Lei Municipal nº 4.060, 30 personalidades ou instituições foram homenageadas. São autoridades, esportistas, políticos, profissionais liberais, empresários e representantes da sociedade civil que receberam a honraria e entraram para o grupo de agraciados pelo maior reconhecimento concedido pelo município de Joinville.