Na próxima segunda-feira (4), a Biblioteca Pública Municipal Rolf Colin terá uma oficina de produção de cordel em homenagem ao Dia do Poeta da Literatura de Cordel. O evento é gratuito e aberto ao público.
Durante a manhã, das 9h às 11h, os membros da Academia Catarinense de Cordel, Iratan Curvello e Salomé Pires, ensinarão o público a criar os próprios versos e a explorar a cultura popular brasileira. Já no período da tarde, das 15h às 17h, haverá ainda um recital de poesias de cordel e uma apresentação cultural musical com Anderson Dresch.
A mesma programação se repete no dia seguinte, na terça-feira (5/8), na Biblioteca Pública João Paulo II, no CEU do Aventureiro.
Segundo a coordenadora da Biblioteca Pública Municipal Rolf Colin, Celestre Silva, o evento é uma oportunidade da comunidade conhecer mais sobre a literatura de cordel.
“O objetivo é fazer um resgate dessa literatura clássica como uma forma de transmitir conhecimentos sobre a cultura de outras regiões e promover a leitura, que é uma das principais funções das bibliotecas públicas”, explica.
A literatura de cordel é um estilo de poesia muito popular na região Nordeste do país. Ela se caracteriza por folhetos impressos e expostos em cordões, com histórias, poemas e canções em versos rimados.
Inscrições abertas para oficina de ocarinas, um instrumento de sopro antigo
Professoras do curso de cerâmica da Escola de Artes Fritz Alt, da Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior, promovem, no dia 9 de agosto (sábado), a oficina “A Magia das Ocarinas de Cerâmica” com o professor Rodrigo Novack. Não é necessário ter experiência com cerâmicas para participar.
A ocarina é um instrumento de sopro antigo, uma flauta com formato diferente, conhecido por seu som suave e melodioso. Feita de cerâmica, ela tem uma forma geralmente oval ou arredondada com alguns orifícios que permitem criar diversas notas. Com raízes em muitas culturas ao redor do mundo, a ocarina possui um timbre único, nostálgico e encantador.
As aulas ocorrem na Casa da Cultura Fausto Rocha Júnior e são divididas em duas turmas com 15 estudantes para cada turno. O matutino, das 8h às 12h, e o vespertino, das 14h às 18h. As inscrições devem ser feitas online pelo link. O custo para se inscrever é de R$ 150 por pessoa com o material utilizado na oficina incluso. Cada um dos inscritos sairá do curso com a sua própria ocarina.