Importantes alterações viárias realizadas este ano pela Prefeitura de Joinville trouxeram mais fluidez ao trânsito da cidade, fazendo com que os joinvilenses realizem agora seus deslocamentos em menos tempo. É o caso do binário das ruas Coronel Procópio Gomes e Urussanga e da rotatória quadra formada pelas ruas Rezende, Armando Salles, Piratuba e Tenente Antônio João.
Por meio de dados do Waze, monitoramento com drones e contagem de veículos, foi constatado que no binário das ruas Procópio Gomes e Urussanga são mais de 100 mil horas economizadas em deslocamentos por ano.
No período de pico, a redução no tempo da viagem é de sete minutos, o correspondente a uma redução de 17,5%.
Antes do funcionamento do binário, a rua Coronel Procópio Gomes estava na 10ª posição no ranking do Waze das vias em que os motoristas ficavam mais tempo parados no trânsito em Joinville. Depois do binário, passou para a posição 445ª. No mesmo ranking, a rua Urussanga passou da 30ª posição para a 41ª.
Marcel Virmond Vieira, secretário de Pesquisa e Planejamento Urbano, destaca que as alterações viárias foram realizadas utilizando o que há de mais avançado na tecnologia disponível no mundo.
“Joinville aplica hoje um método de Smart Mobility, que faz aquisição de dados usando métodos bastante avançados, como telemetria do transporte coletivo, filmagens, câmeras de segurança, inteligência artificial e drones. E depois cria um gêmeo digital da cidade para fazer várias simulações no ambiente virtual. Para isso, usamos o Sumo, que é o software da Agência Espacial Alemã, nossa parceira. Assim, o nível de precisão da implantação adotada é bem maior e os resultados em campo, aferidos após a implantação, vêm comprovando o sucesso dessas aplicações tecnológicas, substituindo o empirismo utilizado anteriormente”, explica Marcel.
As alterações viárias do binário das ruas Coronel Procópio Gomes e Urussanga também trouxeram impactos positivos para o meio ambiente, com a redução de emissão de 187 toneladas de CO₂ por ano. A união entre tecnologia de ponta e resultados práticos para a população foi apresentada como case durante uma palestra no Summit Cidades, considerado o maior congresso sobre cidades no Brasil.
O binário das ruas Coronel Procópio Gomes e Urussanga faz parte do plano de mobilidade integrada da Região Sul – Sudeste – Leste, que conta ainda com duas outras grandes obras já concluídas: a Ponte Harald Karmann e a Ponte Albertinho Bornschein e a Ponte Joinville, que está em construção.
As obras viárias da Prefeitura de Joinville envolvem o trabalho de várias secretarias, como a Secretaria de Pesquisa e Planejamento Urbano (Sepur), o Departamento de Trânsito (Detrans) e a Secretaria de Infraestrutura Urbana (Seinfra).
Rotatória quadra na região Norte
As alterações viárias realizadas este ano pelo Departamento de Trânsito (Detrans) da Prefeitura de Joinville na região das ruas Tenente Antônio João e Santos Dumont trouxeram reduções no tempo das viagens de mais de 30%.
Desde a implementação de mão única em uma quadra formada pelas ruas Rezende, Armando Salles, Piratuba e Tenente Antônio João, que começaram a funcionar como uma grande rotatória, a redução no tempo de viagens dos automóveis é de, em média, 36,04% nessa região.
No caso do transporte coletivo, a melhoria foi de, em média, 32,94% nas linhas que trafegam pela região. Os dados são do Waze e da telemetria do transporte coletivo, sistema que monitora o deslocamento dos ônibus.
“Essa melhora no fluxo e no ganho de mais de 30% nos tempos de deslocamento mostra mais uma vez que os estudos que são realizados pelas nossas equipes realmente funcionam quando são postos em prática”, afirma o diretor-presidente do Departamento de Trânsito de Joinville, Paulo Rogério Rigo.
Ainda na região Norte de Joinville, a Prefeitura está trabalhando na licitação para contratar empresa que vai executar a obra de duplicação do último trecho da avenida Santos Dumont. Esta etapa terá duas frentes de trabalho: uma que consiste na duplicação da avenida entre a rua Dom Bosco, até a Av. Rolf Wiest (nas imediações do Garten Shopping), em um trecho de aproximadamente 1,3 quilômetro; e outra que abrange a reestruturação da rotatória que liga as ruas João Colin, Blumenau, Dona Francisca e a avenida Santos Dumont, no local que será implantada uma grande rotatória.
A obra contempla os serviços de terraplenagem, contenções, pavimentação, drenagem, sinalização viária, passeios, ciclovias, acessibilidade, paisagismo e iluminação pública.