Conferência Municipal de Assistência Social debate 20 anos do SUAS e avanços das políticas públicas em Joinville

Publicada em 03/07/2025 às 08:08
Relacionado a: Secretaria de Assistência Social - SAS

Teve início na manhã desta quarta-feira (2), a 14ª Conferência Municipal de Assistência Social de Joinville, que traz como tema “20 anos do SUAS: construção, proteção e resistência”.

A abertura do evento reuniu trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), gestores, usuários, representantes da sociedade civil e membros da comunidade. A Conferência ocorre no Centro de Convenções da Univille, até quinta-feira (3/7).

Além das autoridades presentes, também se pronunciaram, por meio de vídeos, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome do Brasil, Wellington Dias; e do secretário Nacional de Assistência Social, André Quintão. Já representando o Conselho Nacional de Assistência Social (CNAS), foram exibidas as mensagens do presidente Edgilson Tavares e da vice-presidente da entidade, Márcia Rocha.

Em outro momento especial, alunos do Instituto Joinvilense de Educação e Assistência – Centro Educacional Dom Bosco, fizeram apresentações de música, poesia e dança.

Para a secretária de Assistência Social de Joinville, Fabiana Cardozo, a Conferência Municipal é um importante espaço para avaliar e apresentar o que foi concretizado acerca das deliberações discutidas na edição anterior do encontro.

“A Conferência é um momento democrático e importante para os trabalhadores do SUAS e para as políticas públicas, já que vamos olhar para as necessidades do município e dos usuários”, avalia.

Em relação aos avanços conquistados na área de Assistência Social de Joinville, a secretária destaca: “Tivemos a instituição do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) 4; diversas reformas, inclusive da Casa Abrigo Viva Rosa; o Serviço Famílias Acolhedoras também foi aprimorado; conseguimos deliberar a documentação para a licitação para a reforma do prédio da SAS; além de várias revisões metodológicas do nosso atendimento e capacitações por meio do nosso núcleo de educação permanente”.

A relevância da Conferência Municipal como espaço de debate estratégico foi reforçada pela presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Vanessa Cristofolini.

“A ideia é olhar para a política municipal e tentar traçar as principais metas para os próximos anos, o que precisamos fortalecer em relação à política de controle social, ao nível de atendimento aos usuários. Sabemos que politica de assistência trabalha com questões sociais que se alteram no decorrer dos anos, de acordo com as mudanças que ocorrem no mundo. Por isso, precisamos cada vez mais olhar para as necessidades da comunidade e procurar atendê-la com a garantia de direitos”, afirma.

A presidente também enfatizou a importância do Sistema Único de Assistência Social ao longo dos seus 20 anos de execução.

“A própria formulação e construção do SUAS, bem como ele se tornar uma política pública de direitos, foi uma conquista para a sociedade que hoje pode buscar os seus direitos. Ainda há muito a caminhar, mas só de entender que ter acesso à segurança alimentar e nutricional é um direito, ter direito à dignidade, não tem bem maior do que esse”, conclui.

Compartilhe

Skip to content