Natal de Joinville 2025 começa a ganhar forma com encontro criativo conduzido por diretor artístico da Broadway

Publicada em 22/05/2025 às 11:00
Relacionado a: Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT

A festa do Natal de Joinville está no calendário do fim do ano, mas ela começa a ser planejada muito antes, com criatividade, colaboração e propósito. Foi por conta dessa preparação que o Instituto Natal Joinville (INJ) promoveu um workshop especial para imaginar, construir e dar vida às novas experiências que irão transformar a cidade em um grande palco natalino em 2025.

O encontro reuniu curadores, as equipes do INJ e da Secretaria de Cultura e Turismo para uma tarde de imersão, onde o espírito de Natal tomou forma em ideias que prometem emocionar e surpreender moradores e visitantes. A condução ficou por conta do diretor artístico André Gress, que atua em produções da Broadway e, em 2024, foi responsável pelo espetáculo de abertura do Natal da cidade.

André Gress destaca que o objetivo da atividade é inspirar o grupo, analisando o que funcionou em edições anteriores e incorporando tendências globais adaptadas à cultura local.

“Surgiram muitas ideias, principalmente com foco na experiência. Queremos transformar os espaços do centro em pontos âncora, com atividades que convidem o público a viver cada local de forma especial”, antecipa o diretor.

Segundo a presidente do INJ, Camila Araújo Duarte, o Natal de Joinville cresce a cada ano em expectativa e em alcance.

“O desafio aumenta, porque o público espera mais a cada edição: mais emoção, mais magia, mais dimensão. O Natal é um evento para todos, e isso significa que todos participam da construção dessa experiência. Para 2025, queremos trazer novidades que vão permitir vivenciar ainda mais a magia natalina”, reforça.

Com o propósito de ser cada vez mais um evento acessível e inclusivo em todos os aspectos (social, econômico e em infraestrutura), o Natal também se propõe a promover o desenvolvimento de negócios e fornecedores locais, fomentando o turismo e a geração de oportunidades sociais e econômicas. Ao longo das discussões do workshop, o grupo buscou ideias que promovam não apenas o encantamento visual, mas experiências afetivas capazes de criar memórias duradouras e fortalecer o senso de pertencimento.

Em 2025, o Natal de Joinville chega à sua quinta edição. Em apenas cinco anos, o evento se consolidou como uma das principais celebrações natalinas da região Norte de Santa Catarina.

“Com planejamento, criatividade coletiva e compromisso, o Instituto trabalha, junto com a Secretaria de Cultura, a Prefeitura e os parceiros privados, para que o Natal de Joinville continue sendo uma experiência inesquecível, unindo encantamento, experiência e tradição para moradores e visitantes”, comenta Camila.

Novidade para patrocinadores

Uma das grandes novidades para a edição de 2025 é a possibilidade de patrocínio ao Natal de Joinville por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), o principal mecanismo de fomento cultural do país.

Aprovado pelo Ministério da Cultura, o projeto está apto a receber aportes de empresas tributadas com base no lucro real (conforme determina a legislação federal), que queiram associar sua marca ao evento e, ao mesmo tempo, deduzir do Imposto de Renda o valor investido, de acordo com as regras da Lei Rouanet.

A adesão à Lei Rouanet amplia as oportunidades de captação de recursos, incentiva o investimento privado e fortalece o compromisso do evento com a democratização do acesso à cultura.

“Para as empresas, além do benefício fiscal, trata-se de uma oportunidade estratégica de apoiar um projeto que movimenta a economia local, promove inclusão e impacta positivamente milhares de pessoas”, conclui a presidente do INJ.

Compartilhe

Skip to content