Joinville realiza capacitação sobre o combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Publicada em 20/05/2025 às 18:32
Relacionado a: Secretaria de Assistência Social - SAS

Em alusão à campanha Maio Laranja e ao Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Assistência Social (SAS) realizou o evento de integração e capacitação sobre o tema.

O encontro ocorreu na manhã de terça-feira (20/5), no Teatro Juarez Machado, e reuniu profissionais de Joinville e região que atuam na rede de atendimento à criança e ao adolescente, familiares e responsáveis por crianças e adolescentes, e lideranças comunitárias.

De acordo com a secretária de Assistência Social, Fabiana Cardozo, Joinville atua de forma permanente na proteção e prevenção ao abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes.

No mês de maio, o tema ganha projeção com a campanha Maio Laranja, instituída por Lei Federal, e com a Semana Municipal de Prevenção e Combate ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, instituída pela Lei 9.163/2022, de autoria do vereador Brandel Junior.

“O evento traz reflexões e abordagens sobre os aspectos e as formas de violência, como ela se apresenta, como a criança e o adolescente trazem isso por meio de mudanças de comportamento, como os adultos devem estar atentos, assim como a Polícia Civil, o Instituto Geral de Perícias e profissionais de toda a rede”, afirma Fabiana Cardozo.

A secretária destaca, ainda, que o evento também é um espaço para a pactuação de demandas e o aprimoramento de processos entre toda a rede de atendimento de Joinville e com municípios vizinhos, com o objetivo de promover a proteção das crianças e adolescentes.

E reforça: “Vale lembrar que os indicadores apontam que a maior parte dos casos de violência e abuso contra as nossas crianças e adolescentes ocorre em ambiente intra familiar. O abuso sexual é crime é tem que ser denunciado. Se você conhece alguém que é vítima ou que está passando por essa situação, lembre-se do Disque 100”.

Troca de informações

Além de prevenção e sinais de alerta de situações de violência sexual na infância e adolescência, o evento também abordou questões sobre o papel da Polícia Civil, aspectos técnicos de exames periciais, responsabilização e garantias de direitos no sistema de justiça.

A relevância do assunto e os temas abordados atraíram a atenção de profissionais de municípios da região.

A assistente social da Prefeitura de Balneário Barra do Sul, Jucimeri Goslar, veio em busca de mais conhecimento e capacitação para atuar na garantia e defesa dos direitos das crianças e adolescentes.

“Precisamos sempre trabalhar em rede para fortalecer a causa. Os temas em geral interessaram e é bom saber como ocorre o trabalho em outros municípios. É um espaço de debate, onde as demandas surgem e é importante a gente agregar”, afirma Jucimeri.

Já a assistente social e coordenadora da Casa de Acolhimento da Prefeitura de Garuva, Diaeme da Rocha, participou do evento acompanhada por cinco cuidadoras que atuam na unidade.

“São profissionais que atuam diretamente com crianças e adolescentes vítimas de violência e exploração sexual, por isso é importante que elas participem já que os temas são interessantes e importantes”, afirma Diaeme.

Compartilhe

Skip to content