Joinville teve a aprovação do plano de ação para o recebimento dos recursos da Política Nacional Aldir Blanc (PNAB) que viabilizará o repasse de recursos anuais até 2028, somando o valor de R$ 15.499.203,16. Serão quatro parcelas e a primeira, a ser executada em 2025, será de R$ 3.874.800,79. Este recurso é usado para o fomento de ações culturais no município por meio de editais, que serão lançados no segundo semestre.
Agora, a Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), realizará consultas e escutas públicas para, junto com a comunidade, elaborar o Plano de Aplicação de Recursos (PAR), que deverá ser enviado para o Ministério da Cultura até o dia 1º de julho.
Os links para participar da consulta pública e se inscrever nas escutas estão na página da PNAB no site da Prefeitura de Joinville (bit.ly/PNAB2025Joinville).
A consulta pública é o primeiro passo para o processo de elaboração do formato de repasse do recurso feito pelo Governo Federal por meio do Ministério da Cultura. A contribuição pode ser dada até o dia 8 de junho.
Também serão realizadas quatro escutas públicas, sendo duas presenciais. Nestes encontros, a equipe da Secult vai apresentar a PNAB, seus objetivos, propostas e desafios.
No dia 30 de maio (sexta-feira), às 19h, a escuta será na Casa da Cultura (rua Dona Francisca, 800) e no dia 2 de junho (segunda-feira), às 9h30, no Farol (Max Colin, 550). As escutas online estão programadas para 27 de maio (terça-feira) e 6 de junho (sexta-feira), sempre às 19 horas.
PNAB 2024
No primeiro ano da Política Nacional Aldir Blanc, em 2024, Joinville executou mais de 100% do recurso repassado, usando os rendimentos auferidos em conta para contemplar ainda mais projetos do que inicialmente previstos, garantindo a distribuição do recurso recebido e fomentando ainda mais a cultura na cidade.