Joinville lidera atividade de observação de pássaros em Santa Catarina

Publicada em 19/05/2025 às 18:49
Relacionado a: Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT

Parar, observar e apreciar. A observação de pássaros, conhecida como birdwatching, é um dos segmentos turísticos que tem recebido atenção especial em Joinville. A atividade exige concentração e ao mesmo tempo oferece momentos de contato com a natureza.

Em Santa Catarina, Joinville é líder neste tipo de atividade e está entre as 20 melhores cidades do Brasil, com ótimos espaços para observação, e com 488 espécies de aves registradas.

No último fim de semana, esse potencial foi destaque no maior encontro de observação de aves da América Latina, o Avistar 2025, que ocorreu em São Paulo.

Com estande próprio foi possível apresentar a cidade como um destino, buscar parcerias com operadores turísticos, pesquisadores e conquistar turistas brasileiros e internacionais apaixonados por birdwatching. O biólogo Alexandre Grose, que é presidente do Clube de Observadores de Aves (COA Joinville), fez a apresentação “Conheça Joinville, rumo às 500 espécies”.

Segundo o secretário de Cultura e Turismo, Guilherme Gassenferth, estar em eventos como o Avistar ajuda a fortalecer o relacionamento entre empresários do setor e observadores de aves, além de consolidar a cidade como destino estratégico de ecoturismo.

“O aviturismo é um segmento em expansão e estamos trabalhando para Joinville conquistar cada vez mais o protagonismo quando o assunto é turismo de natureza”, revela o secretário.

A participação no Avistar ocorreu por meio do convênio da Prefeitura de Joinville, via Secretaria de Cultura e Turismo, com o Joinville e Região Convention & Visitors Bureau.

Para o executivo do Convention, Giorgio Souza, participar do Avistar foi uma oportunidade de apresentar a diversidade de aves existentes na cidade e posicionar Joinville para este segmento que vem crescendo em todo o mundo, inclusive no Brasil.

Segundo ele, a cidade combina uma biodiversidade exuberante com parques, trilhas, áreas verdes, mangue, serra e mar, que favorecem a prática da atividade de forma sustentável e científica.

“Nosso objetivo é posicionar Joinville também como protagonista nesse segmento, um nicho que a gente tem condições de desenvolver”, afirma Souza.

O Clube de Observadores de Aves (COA Joinville) está se preparando para, em outubro, participar do Big Day Brasil, evento para a observação de aves apenas no Brasil.

Compartilhe

Skip to content