Com quase 300 participantes, foi realizada pela Secretaria de Assistência Social (SAS) da Prefeitura de Joinville, nesta sexta-feira (16), a Capacitação da Comissão Municipal do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (PETI). O evento ocorreu no auditório da OAB.
O objetivo da Capacitação PETI 2025 é orientar educadores, servidores da SAS, conselheiros tutelares e acadêmicos sobre a importância da erradicação do trabalho infantil em Joinville.
A secretária de Assistência Social, Fabiana Cardozo, informa que o trabalho infantil é um crime ainda visto como aceitável por parte da sociedade.
“Temos que desmistificar o velho conceito de que o trabalho faz bem para as crianças. Elas têm que estudar, brincar e se divertir. O trabalho infantil afeta diretamente o processo de desenvolvimento cognitivo motor delas, entre outros danos”, explica a secretária.
No evento também foi lançado o Prêmio MPT na Escola 2025, que leva a temática do trabalho infantil à sociedade, por intermédio da comunidade escolar, transformando profissionais da educação e os próprios estudantes em multiplicadores do conhecimento sobre o tema.
“É uma parceira do Ministério Público do Trabalho com as escolas municipais de Joinville. As turmas do quarto ano de 82 escolas participam desse prêmio, na etapa regional. A importância de tudo isso é conscientizar a população de Joinville que o trabalho infantil é uma violação de direito”, aponta Vanessa Bandeira Fiorentin, coordenadora da Comissão Intersetorial do PETI.
A Capacitação PETI 2025 contou com palestras da juíza do trabalho Tatiana Sampaio Russi e do conselheiro tutelar Lindomar Hellmann, além de apresentações de dança urbana de crianças do Instituto Padre Facchini.
O evento tem o apoio do Ministério Público do Trabalho, da Justiça do Trabalho e da OAB.