Joinville celebra Carnaval neste fim de semana com atrações na avenida Beira-rio

Publicada em 09/02/2023 às 17:25
Relacionado a: Secretaria de Cultura e Turismo - SECULT

O Carnaval de Joinville ocorre neste fim de semana (11 e 12/2). Os eventos gratuitos serão na avenida Beira-rio, nas proximidades do Centreventos Cau Hansen, com desfile de quatro escolas de samba na noite de sábado, a partir das 20 horas, e com atrações para todos os públicos no domingo, a partir das 13 horas.

Na noite de sábado, a programação inicia com concentração às 18 horas, com programação musical executada pela Rádio Educativa Joinville Cultural. Às 20 horas, o Grupo Afoxé Omilodê fará a tradicional lavagem da avenida e, às 22 horas, entram em cena as escolas de samba de Joinville.

Para este ano, a Prefeitura de Joinville montará uma estrutura reforçada e confortável para o público prestigiar o desfile. Serão 30 metros de arquibancadas disponíveis para os joinvilenses e turistas acompanharem a passagem das escolas de samba na avenida Beira-rio. Um espaço com acessibilidade também será disponibilizado para pessoas com deficiência acompanharem a festa.

Banheiros químicos estarão localizados em dois pontos diferentes da avenida e os sanitários do Complexo Edmundo Doubrawa, usado como barracão das escolas de samba, também estarão disponíveis para o público.

Uma praça de alimentação com food trucks será montada entre o pavilhão e o Centreventos Cau Hansen, com dez opções diferentes de refeições e lanches. Haverá também barracas com a comercialização de bebidas, e vendedores ambulantes credenciados para atender os foliões.

A festa contará com um esquema de segurança reforçado. Uma central será montada dentro do Centreventos Cau Hansen para acompanhar e monitorar a festa, em trabalho conjunto entre a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Voluntário, Guarda Municipal e Agentes de Trânsito.

Carnaval da Família

No domingo, a diversão inicia às 13 horas, dentro do Expocentro Edmundo Doubrawa, ao lado do Centreventos Cau Hansen, e une, no primeiro momento da festa, três atrações: o Carnaval Infantil, a Rua do Lazer, com atividades recreativas promovidas pela Secretaria de Esportes e o Pet Folia.

No fim da tarde, a partir das 17 horas, a animação retorna à rua com o Encontro de Blocos de Carnaval. Eles saem em cortejo do número 1.399 da rua Max Colin e passam pelas ruas Araquari, Timbó, Dr. João Colin e Rolf Colin, até chegarem ao coração do Carnaval joinvilense, a avenida Beira-rio. A festa seguirá no local até as 20h.

Trânsito bloqueado na Beira-rio no fim de semana

A avenida Beira-rio, em frente ao Centreventos Cau Hansen, será parcialmente bloqueada no início da tarde desta sexta-feira (10) para início da montagem da estrutura da festa, com fechamento total da via para trânsito de veículos no trecho entre as ruas Max Colin e Itaiópolis a partir das 18 horas. A interdição ocorre até as 20 horas de domingo, quando termina a última atração do Carnaval de rua.

Na noite do desfile, a dica para os foliões é usar o transporte público (haverá operação da linha Madrugadão) ou carros de aplicativo. A rua Orestes Guimarães será utilizada como ponto de encontro para o transporte por aplicativo, uma vez que as outras vias próximas ao Centreventos estarão sendo utilizadas para a dispersão das escolas de samba. O estacionamento do Centreventos terá vagas destinadas a idosos e pessoas com deficiências, além de 20 vagas reservadas para embarque e desembarque de passageiros.