Prefeitura realiza blitz educativa para ciclistas nos bairros Glória e Jardim Paraíso

Publicada em 04/11/2022 às 09:38
Relacionado a: Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública - SEPROT, Unidade da Escola Pública de Trânsito - DETRANS.UET, Unidade da Guarda Municipal - SEPROT.UGM, Unidade de Trânsito - DETRANS.UNT

A Prefeitura de Joinville, por meio da Escola Pública de Trânsito (EPTRAN), realizou na manhã de quinta-feira (3/11), no bairro Glória, uma blitz educativa para ciclistas. Eles foram abordados e tiveram instalados em suas bicicletas sinalizadores e etiquetas retrorrefletivas, equipamentos que garantem mais visibilidade e segurança, principalmente à noite.

Na ação, que contou com a participação da Guarda Municipal, da Polícia Civil e da ONG Associação pelo Trânsito, também foram entregues folders com orientações sobre segurança no trânsito. Uma das ciclistas abordadas foi a manicure Daiane Alice Nos, que utiliza a bicicleta como meio de transporte para trabalhar.

“Essa é uma ideia muito bacana porque, durante o dia, os motoristas nos enxergam, mas à noite as travessias das vias são perigosas. E, muitas vezes, ficamos no ponto cego dos motoristas”, elogia Aline, que teve os itens de segurança instalados em sua bicicleta.

Segundo a gerente da EPTRAN, Melissa Puertas, na abordagem também é explicado aos ciclistas a importância deles prestarem atenção ao trânsito. “Comparado aos veículos motorizados, eles são mais vulneráveis. Insistimos bastante para que não utilizem fones de ouvido, porque não conseguem ouvir o meio ao redor. E para que transitem, sempre que possível, pelas ciclovias”, diz a gerente.

Para Paulo Rogério Rigo, secretário de Proteção Civil e Segurança Pública de Joinville, ações como a blitz já demonstram reflexos positivos no trânsito da cidade, bem como, na mudança de comportamento dos ciclistas.

“A EPTRAN trabalha em conjunto com grupos de ciclistas da cidade, como o Pedala Joinville, ONGs, a Polícia Civil, a Polícia Militar, a Polícia Rodoviária, o Departamento de Trânsito de Joinville e a Guarda Municipal. É um engajamento de todos em prol da segurança no trânsito”, afirma o secretário.

Nesta sexta-feira (4/11), das 11h30 às 13h, a blitz educativa para ciclistas será realizada no bairro Jardim Paraíso, na Estrada Timbé, próximo ao número 6990.