Obter ou atualizar informações sobre sepulturas dos cemitérios municipais

Carta de Serviço publicada conforme Processo SEI nº 21.0.150938-0, em atendimento à Lei nº 13.460/2017. Última atualização: 09/04/2025 às 17:35.

O que é?

Este conteúdo orienta sobre como realizar atualização cadastral de pessoas responsáveis por jazigos e como obter informações sobre a situação de sepulturas localizadas nos cemitérios municipais de Joinville (SC).

O objetivo deste serviço é orientar a população sobre a importância de manter as sepulturas identificadas e limpas e de realizar as devidas obras de benfeitoria, manutenção e reparação do que estiver construído, garantindo a segurança, salubridade e higiene públicas.

O que são sepulturas abandonadas?

São locais que não possuem qualquer tipo de edificação; que não recebem a devida manutenção, limpeza e conservação; que não possuem benfeitorias; que se encontram em ruínas por não terem sido feitos os serviços de reparação, reforma ou reconstrução necessários à segurança de pessoas, de bens e à salubridade dos cemitérios e as que não contêm ou não possibilitem a verificação de qualquer tipo de identificação ou inscrição que remeta ao responsável pela sepultura.

A Secretaria de Meio Ambiente – SAMA publica editais de convocação de responsáveis por sepulturas abandonadas e/ou em estado de abandono e sem identificação.

Caso a SAMA não consiga contato com os responsáveis por sepulturas abandonadas, os restos mortais são removidos e levados para o Ossário Municipal.

Quem pode fazer?

Pessoas responsáveis por sepulturas de cemitérios municipais de Joinville.

Onde e quando fazer?

Canais Onde Quando
Eletrônicos WhatsApp (47) 98805-3252 (somente mensagem de texto) Segunda a sexta, 8h às 17h, exceto feriados e pontos facultativos
Presenciais Central de Atendimento do Serviço Funerário – CASERF
Localização: Rua Ottokar Doerffel, 12 – Atiradores, Joinville – SC
Prioridade de atendimento: pessoas com deficiência, idosos com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, lactantes, pessoas com crianças de colo e obesos (Lei nº 10.048/2000)
Tempo de espera: não informado
Segunda a sexta, 8h às 17h, exceto feriados e pontos facultativos
Telefônicos Não é possível  
Postais Não é possível  

Como fazer?

  • Entrar em contato pelo WhatsApp (47) 98805-3252 por meio de mensagem de texto, informar o nome e a data de falecimento das pessoas sepultadas e enviar uma foto da sepultura; ou
  • Comparecer na CASERF com as mesmas informações acima.

Quanto custa?

A atualização cadastral, bem como pesquisa e informações, são gratuitos. Caso seja necessário emitir autorização para construção, reforma ou embelezamento de sepulturas há a emissão da taxa conforme a Portaria nº 21/2010, da Secretaria da Fazenda, e Instrução Normativa nº 010/2022, da Secretaria de Meio Ambiente.

Quanto tempo leva?

Não informado.

Sobre estas informações

Unidade(s) responsável(is)

Atos regulamentadores

Manifestar-se

Para orientações, dúvidas, reclamações, sugestões ou elogios, faça contato com a nossa Ouvidoria.

Para Pedido de Informação segundo a Lei nº 12.527/2011, utilize este serviço.

Skip to content