Campanha “Esmola não ajuda. Ajude de verdade”

A Prefeitura de Joinville, por meio de uma parceria entre a Secretaria de Assistência Social – SAS e a Secretaria de Comunicação – SECOM, lança a campanha “Esmola não ajuda. Ajude de verdade”.

Dar esmola para pessoas em situação de rua pode parecer um gesto solidário, mas isso não resolve o problema. A esmola estimula a condição de vulnerabilidade social.

Para mudar este cenário, a Prefeitura de Joinville oferece serviços para que as pessoas saiam da situação de rua e voltem a ter dignidade.

Veja como ajudar

O Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) percorre diariamente as ruas da cidade e faz o direcionamento de pessoas em situação de rua, conforme a demanda apresentada e a aceitação da pessoa, para órgãos que oferecem serviços de apoio, acolhimento e cuidado, permitindo acesso à saúde, cuidados de higiene pessoal, alimentação adequada, educação profissional e acesso ao mercado de trabalho.

O serviço é realizado 24 horas por empresa contratada pela Prefeitura de Joinville.

Entre em contato pelo telefone (47) 3433-3341 para solicitar a abordagem de pessoas em situação de rua.

O Centro Público de Atendimento aos Trabalhadores – CEPAT promove acesso ao trabalho, por meio de auxílio na elaboração de currículos e encaminhamento a cursos profissionalizantes gratuitos e vagas de emprego, entre outros serviços.

Centro Público de Atendimento aos Trabalhadores – CEPAT
Localização: Rua Abdon Batista, 342 – Centro, Joinville – SC
Horário ao público: segunda a sexta, 8h às 14h, exceto feriados e pontos facultativos

Os Restaurantes Populares oferecem refeições elaboradas por nutricionistas com acesso facilitado e baixo custo.

Pessoas em situação de rua que estejam cadastradas e encaminhadas pelo Centro Pop estão isentas do pagamento das refeições (Resolução nº 010/2022)

Restaurante Popular 1
Localização: Rua Urussanga, 442 – Bucarein, Joinville – SC
Horário ao público: todos os dias, 7h às 9h (café da manhã), 11h às 14h (almoço) e 17h às 19h (jantar)

Restaurante Popular 2
Localização: Av. Alvino Hansen, 65 – Adhemar Garcia, Joinville – SC
Horário ao público: segunda a sexta, 11h às 14h (almoço), exceto feriados

Imprima o cartaz da campanha

Baixe aqui o cartaz da campanha para impressão.