Vítimas de acidentes darão depoimentos para estudantes na Semana Nacional de Trânsito de Joinville

Publicada em 14/09/2023 às 15:24
Relacionado a: Unidade da Escola Pública de Trânsito - DETRANS.UET

No dia 18/9 (segunda-feira), ocorre a abertura da Semana Nacional de Trânsito de 2023, realizada pela Escola Pública de Trânsito (Eptran) do Departamento de Trânsito de Joinville (Detrans). No evento, que inicia às 9h, no Senac Joinville (rua Visconde de Taunay, 730), será lançada a campanha “Não seja uma vítima!”, com diversas atividades, entre elas a apresentação do teatro “Escolhas”, do Instituto Trânsito Pela Vida.

De 18 a 25 de setembro, o projeto levará a alunos de escolas e faculdades de Joinville o depoimento de pessoas que tiveram suas vidas transformadas, após um acidente de trânsito. O público-alvo da campanha “Não seja uma vítima!” é formado por jovens, adolescentes e adultos que estão entrando nas autoescolas.

“Nós levaremos até eles pessoas que sofreram acidentes de trânsito e tiveram sua mobilidade reduzida. O objetivo desses depoimentos é conscientizar e sensibilizar os jovens e adolescentes. Quem possui mobilidade plena, no dia a dia nem se dá conta de quanto ela é importante. Mas, se você perder, vai ver sua vida mudar da noite para o dia, como mostrarão os depoimentos”, explica Melissa Puertas Sampaio, gerente da Eptran.

Além da realização do projeto “Não seja uma vítima!”, no dia 22 ocorrem ações do Dia Mundial Sem Carro. Às 10h, 11h, 15h30 e 16h30, na Escola Estadual Paulo Medeiros, serão distribuídos itens de segurança para os ciclistas.

Ainda no Dia Mundial Sem Carro, está marcada para 19h uma caminhada, com saída do 62º Batalhão de Infantaria (concentração na rua Duque de Caxias). O destino é a Praça Nereu Ramos, onde será oferecida uma aula de alongamento, ritmos e apresentações de danças.

“Os eventos dessa semana são de extrema importância para a comunidade, pois também visam a conscientização de utilização de outros meios de transporte, melhorando assim a mobilidade da nossa cidade”, afirma a gerente da Eptran.

Programação “Não seja uma vítima!”

– 18/9
9h – Abertura da Semana Nacional do Trânsito – Senac (rua Visconde de Taunay, 730, Atiradores)
14h15 e 19h15 – Senac
19h30 – CEU do Aventureiro (rua Santa Luzia, 955, Aventureiro) evento aberto para a comunidade, com foco em adolescentes e jovens