Vila da Saúde é inaugurada no Ulysses Guimarães com ampliação e reforma da UBSF

Publicada em 20/12/2023 às 18:48
Relacionado a: Secretaria da Saúde - SES

A Prefeitura de Joinville, por meio da Secretaria da Saúde, inaugurou a Vila da Saúde do Ulysses Guimarães e entregou oficialmente, nesta quarta-feira (20), as obras de reforma e ampliação da Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) do bairro. O investimento para a construção desta Vila da Saúde foi de R$ 1.356.640,50.

A Vila da Saúde da UBSF Ulysses Guimarães foi construída incluindo a reforma total do galpão que existia ao lado da unidade. A cobertura foi substituída, foram feitas novas instalações elétricas, nova iluminação, forro, novos revestimentos de piso e parede, novas instalações hidrossanitárias, sanitários acessíveis, pintura geral e outras adequações necessárias ao atendimento às normas sanitárias e de acessibilidade.

No entorno do galpão, foi realizada a construção de pista de caminhada, playground, academia, horta comunitária, mesas para jogos e uma fonte interativa de água (splash), a primeira do município, que faz sucesso com as crianças em dias de calor. Na Vila da Saúde serão realizadas atividades com grupos para incentivar práticas de exercícios físicos e integração.

“Essa unidade para mim tem um grande significado. Esse local era um galpão, a comunidade queria ser ouvida. A Vila da Saúde trabalha a manutenção e a prevenção da saúde. Elas têm esse objetivo de cuidar da prevenção, fazer promoções com atividades em grupo, para a questão da saúde mental, para a pessoa se sentir mais acolhida. O que a gente previne, é melhor do que depois ter que tratar. Por isso a gente transforma unidades básicas em Vilas da Saúde para que as pessoas possam envelhecer com muita saúde e dignidade”, afirma o prefeito de Joinville Adriano Silva.

“É um momento muito importante para o bairro. Aqui todos poderão utilizar esse espaço. Nossa comunidade necessitava de um espaço como esse. Ganhamos uma área de lazer que também vai ser um espaço de atendimento, de pré-acolhimento”, explica Luciano Alves, presidente do Conselho Local de Saúde do bairro Ulysses Guimarães.

Além da Vila da Saúde, a Unidade Básica de Saúde da Família foi reformada e passa a contar com mais três consultórios médicos e de enfermagem e um novo consultório odontológico, ampliando a capacidade de atendimento.

A UBSF Ulysses Guimarães é também uma unidade formadora. “Nós formamos aqui especialistas em Medicina de Família e Comunidade. É preciso esse investimento na formação dos profissionais. Essa equipe agora ganha uma estrutura melhor”, explica a diretora executiva da Secretaria da Saúde, Marlene Bonow Oliveira.

Compartilhe

Skip to content